Topo

Acusada de matar melhor amiga é condenada a mais de 20 anos de prisão em SC

Vanessa falou durante quatro horas para os jurados, e negou a acusação - Gilmar de Souza/Agência RBS
Vanessa falou durante quatro horas para os jurados, e negou a acusação Imagem: Gilmar de Souza/Agência RBS

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

02/10/2013 11h04

O Tribunal do Júri de Blumenau (120 km de Florianópolis) condenou a  26 anos e 11 meses de prisão a comerciária Vanessa Nardes, 26, pelo assassinato de Maria Rosângela Muniz, colega de trabalho e considerada melhor amiga da ré. O crime aconteceu em 25 de janeiro de 2011. A vítima teve a garganta cortada com uma faca de cozinha.

Segundo a acusação, Vanessa atraiu Rosângela para uma armadilha e a matou para encobrir um desfalque na firma em que ambas trabalhavam. O mandante do crime seria o namorado da vítima, Elias Schroeder, 53, diretor da empresa. Ele e e Edemir Pelin, contratado pela dupla para cometer o crime, estão presos aguardando julgamento.

Segundo a promotoria, Vanessa atraiu a amiga para um apartamento no Bairro da Velha, onde Schroeder e Pelin também a esperavam. Depois do crime, o corpo foi levado para um matagal na cidade vizinha de Gaspar, onde uma semana depois foi encontrado por moradores.

Os três acusados deram versões diferentes para o crime. Vanessa confessara o crime em fevereiro de 2011. Mas, mais tarde, ela retirou a confissão alegando que fora feita sob tortura policial.

No julgamento, os advogados de defesa dispensaram testemunhas. A tese deles foi que Vanessa teria atraído Rosângela para o apartamento a pedido de Schroeder, "apenas para dar-lhe um susto".

Em um depoimento emocionado, Vanessa falou durante quatro horas para os jurados, negando a acusação. Ela admitiu ter participado da ocultação do cadáver. Alegou que tudo que fez foi por medo de perder o emprego --Schroeder era chefe de ambas.

Ao ouvir a sentença, Vanessa chorou muito. O advogado Benjamin Coelho anunciou que vai recorrer.

O juiz Ricardo Rafael dos Santos determinou a prisão imediata da acusada. Familiares de Vanessa acompanharam o julgamento até o fim e comemoram a condenação.