Topo

Helicóptero que caiu na Grande SP estava irregular, segundo a Anac

Helicóptero caiu em uma praça no centro de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo - Gutemberg Gonçalves/Futura Press
Helicóptero caiu em uma praça no centro de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo Imagem: Gutemberg Gonçalves/Futura Press

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 17h19Atualizada em 04/10/2013 17h36

O helicóptero que caiu no começo da tarde desta sexta-feira (4) em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, estava em situação irregular, informa a Anac (Agência Nacional de Avião Civil).

Segundo a agência, o helicóptero modelo 206B, fabricado pela Bell Helicopter e com capacidade para quatro passageiros, estava com a Inspeção Anual de Manutenção e o Certificado de Aeronavegabilidade vencidos há mais de um ano.

A Anac não forneceu informações sobre o piloto e a empresa fabricante da aeronave porque, de acordo com a agência, o helicóptero "era de propriedade privada".

O Cenipa (Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos) já começou a apurar o que causou a queda da aeronave. Não há prazo para a conclusão da investigação.

A Anac informou ainda que aguarda um relatório preliminar  da  Aeronáutica sobre o acidente para abrir um processo administrativo. "Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados, além da possibilidade de suspensão ou cassação de licenças, habilitações e certificados", afirmou a agência.

O acidente

O helicóptero caiu em uma praça no centro de São Caetano do Sul. Segundo a prefeitura da cidade, três tripulantes e uma pedestre ficaram feridos.

As vítimas foram levadas ao hospital Albert Sabin. O piloto Rogério Nemitz sofreu uma fratura no fêmur, mas passa bem. Ele foi transferido no fim da tarde para um hospital particular. Os tripulantes Márcio Rodrigues e Caio Lovato tiveram escoriações e estão em observação. A pedestre Rosana Oliveira sofreu ferimentos leves e já recebeu alta, de acordo com a prefeitura.

Segundo a Polícia Militar, o piloto decolou da avenida Guido Aliberti, em São Caetano, e fazia um voo de teste com o helicóptero.