Topo

Após falha, Metrô afirma que leitura de Bilhete Único foi normalizada

Do UOL, em São Paulo

24/10/2013 09h14

Após uma falha que afetou o sistema de leitura do Bilhete Único em estações de três linhas do Metrô, a companhia informou, por volta das 9h, que o problema já havia sido totalmente resolvido.

O problema afetou estações das linhas 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi), 3-vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda) e 5-lilás (Capão Redondo-Largo 13). A falha foi detectada no início das operações, às 4h40, e começou a ser normalizada por volta das 7h, segundo o Metrô.

A pane provocou filas nas catracas das estações e, para agilizar a entrada dos usuários, funcionários liberaram as catracas para aqueles que não conseguiam validar o bilhete.

O Metrô ainda não tem informações sobre o que teria causado o problema, nem soube informar quais estações teriam sido atingidas. Segundo o portal da Band, a situação foi pior na linha 3-vermelha, nas estações Vila Matilde, Itaquera, Artur Alvim, Penha e Guilhermina-Esperança.

Na linha 1-azul, as falhas atingiram as estações Jabaquara, Tucuruvi e Carandiru. Na linha 5-Lilás, os usuários enfrentaram problemas no Capão Redondo e no Campo Limpo.

Ônibus

De acordo com a SPTrans, a falha no sistema de leitura do Bilhete Único não afetou os ônibus e foi verificada apenas no metrô.

Ainda segundo informações da Band, usuários de ônibus que tinham passado pelo metrô relataram que, ao passar pela catraca do coletivo, o cartão aparecia com informação de saldo zerado. Depois, ao consultarem seu saldo nas máquinas das estações, verificavam que seus cartões continuavam carregados. A SPTrans informou que está investigando o caso.