Topo

Vereador Aurélio Miguel teria recebido dinheiro de fiscais, diz MP

Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo*

13/11/2013 13h45

O promotor de Justiça Roberto Bodini afirmou nesta quarta-feira (13) que o fiscal Eduardo Barcelos disse, em depoimento, que o vereador Aurélio Miguel (PR) teria recebido dinheiro do esquema de cobrança de proprina e desvio de impostos da prefeitura de São Paulo.

De acordo com o promotor, Barcellos afirmou que, em conversa telefônica com Ronilson, este afirmou que o número de ligações do vereador para seu telefone era tão grande que ele sentiu a necessidade de trocar de aparelho para dificultar seu rastreamento.

Ainda segundo Barcellos, as empresas que queriam pagar o valor cheio não enfrentavam demora na regularização dos impostos e aprovação do empreendimento, o que, de acordo com Bodini, é um indicativo de que as empresas envolvidas participaram do esquema para pagar menos imposto.

Aurélio Miguel já havia sido citado anteriormente pelo Ministério Público como um dos envolvidos no esquema dos fiscais. Na ocasião, o vereador negou ter qualquer tipo de envolvimento com o ex-subsecretário. "Nunca recebi nada do Ronilson nem para campanha nem para outra finalidade. Até mesmo fui eu quem iniciei as investigações sobre irregularidades na arrecadação de IPTU, na CPI da Câmara Municipal", disse Aurélio Miguel.

Segundo o parlamentar, a relação com Rodrigues era a de "um vereador, membro da Comissão de Finanças, com a de um subsecretário da Receita". "Ele (Rodrigues) não saía da Câmara. Tanto que eu e outros vereadores o consultávamos para a construção de projetos de lei", disse.

Em fevereiro deste ano, o vereador se tornou alvo de uma ação civil pública do MPE sob a suspeita de receber R$ 640 mil em propina da Brookfield para ajudar a liberar obras irregulares no Shopping Pátio Paulista, na Bela Vista, na região central.

A promotoria pediu o afastamento do parlamentar do cargo, bloqueio de seus bens e quebra dos sigilos bancário e fiscal, além do pagamento de R$ 34,8 milhões em ressarcimento aos cofres públicos.*(Com Estadão Conteúdo)