Topo

Após protesto de taxistas, Prefeitura de SP vai discutir restrição nos corredores de ônibus

Taxistas protestaram na avenida 23 de Maio, entre as zonas sul e central de São Paulo. Eles são contra a possibilidade de a prefeitura proibir o tráfego de táxis nas faixas exclusivas de ônibus - Hermann Wecke/Estadão Conteúdo
Taxistas protestaram na avenida 23 de Maio, entre as zonas sul e central de São Paulo. Eles são contra a possibilidade de a prefeitura proibir o tráfego de táxis nas faixas exclusivas de ônibus Imagem: Hermann Wecke/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/12/2013 10h38Atualizada em 16/12/2013 15h57

A Prefeitura de São Paulo decidiu nesta segunda-feira (16) discutir com as partes envolvidas em janeiro a restrição aos táxis do uso dos corredores e faixas de ônibus. Nesta manhã, um protesto realizado por taxistas durou cerca de seis horas na cidade e provocou lentidão acima da média no trânsito.

Cerca de 180 taxistas participaram da manifestação, segundo a Polícia Militar. Os manifestantes saíram mais cedo do estádio do Pacaembu, na zona oeste da capital, passaram pela avenida Doutor Arnaldo e percorreram a avenida Paulista, na região central.

Os taxistas seguiram pela avenida 23 de Maio até a região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. De lá, voltaram pela 23 de Maio até o viaduto do Chá, na área central, onde fica a sede da prefeitura. Eles desbloquearam a via por volta das 14h. 

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade registrava, por volta das 14h, 65 km de lentidão, bem acima da média para o horário, que varia entre 8 km e 32 km. A companhia recomenda que os motoristas evitem trafegar pela região do viaduto do Chá. 

Às 14h, a via que apresentava mais congestionamento era o corredor Norte-Sul, no sentido aeroporto, da praça da Bandeira até o viaduto João Julião da Costa Aguiar (8,6 km).

 

 

Reivindicações

O grupo é ligado ao Movimento Independente dos Taxistas e protesta contra a intenção da prefeitura de proibir o trânsito de táxis pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus.   

Um estudo encomendado pela promotoria de Habitação e Urbanismo à prefeitura e divulgado na semana passada revela que esses veículos atrapalham o deslocamento dos coletivos nos corredores, que ficam à esquerda da pista. Já nas faixas exclusivas, situadas à direita, os taxistas nunca puderam utilizar, desde que foram lançadas pela prefeitura. (Com Estadão Conteúdo)