Topo

Aeroportos devem registrar hoje recorde de passageiros; governo monta força-tarefa

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

20/12/2013 06h00Atualizada em 20/12/2013 13h05

A expectativa da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da Infraero (estatal que administra os aeroportos) é que nesta sexta-feira (20) os aeroportos brasileiros registrem o maior número de passageiros da história, com 350 mil embarques ao longo do dia.

O Aeroporto de Guarulhos teve, entre as 24h e as 12h  de hoje, atraso em 46% dos voos. Das 173 partidas, 81 tiveram atrasos e seis voos foram cancelados. É a mesma quantidade de atrasos informada anteriormente pela empresa que administra o terminal. De acordo com a GRU, os dados estavam incorretos.

Em Congonhas, das 24h até as 11h, 14 voos atrasaram, de um total de 82 decolagens.

Um problema ocorrido hoje na rede elétrica da torre de controle do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, fez com que um voo da companhia aérea Gol, procedente de Congonhas, fosse desviado para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, a fim de pousar com segurança.

DICAS E RECOMENDAÇÕES

- Atentar para o peso permitido da bagagem e dar preferência a malas e bolsas em bom estado de conservação e que estejam devidamente identificadas

- Certificar se está portando os documentos de menores que irão embarcar

- Evitar o uso de roupas e acessórios metálicos que possam ser interceptados pelo raio-x, como broches, cintos, brincos, pulseiras, relógios entre outros; Verificar moedas e smartphones

- Optar sempre que possível pelo check-in online ou então nos balcões de autoatendimento disponíveis no saguão

- O Guia do Passageiro, da Infraero (infraero.gov.br/fiquepordentro/#/home), reúne informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área, além de explicações sobre o funcionamento do setor aéreo, além de dicas.

- O telefone da Anac (0800 725 4445) funciona 24 horas, com atendimento em português, inglês e espanhol. A Anac possui núcleos nos principais aeroportos no país.

- A Infraero implantou "lanchonetes populares” nos aeroportos Galeão, Congonhas, Santos Dumont, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Londrina, Recife, e Natal. Segundo a estatal, 15 itens são vendidos a preços mais acessíveis do que em lanchonetes particulares.

De acordo com a Abear, 95% dos bilhetes reservados já haviam sido confirmados até a tarde dessa quinta-feira (18). A associação informou que as companhias programaram as escalas de folga e de férias dos funcionários de modo a minimizar transtornos. Segundo a associação, 15 aeronaves reserva estarão disponíveis nos terminais.

Normalmente, a última sexta-feira antes do Natal registra a maior movimentação de passageiros. Neste final de ano, a Infraero projeta um aumento de 2,42% no fluxo de passageiros, em comparação ao ano passado, nos 63 terminais administrados pelo governo federal. A estimativa da estatal é que 26,27 milhões de pessoas passem pelos aeroportos.

Ontem, trabalhadores ligados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas  --que representa os tripulantes-- decidiram, em assembleia, aceitar a proposta das empresas aéreas e desistir da paralisação na véspera do Natal.

Hoje, será a vez dos trabalhadores ligados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários --trabalhadores em solo-- se reunirem para decidir se paralisam ou não. O TST (Tribunal Superior do Trabalho), no entanto, determinou que, em caso de greve, 80% dos funcionários devem trabalhar.

Força-tarefa

O volume de passageiros na véspera do último Natal antes da Copa do Mundo e a ameaça de paralisação preocupa o governo federal. Segundo a coluna Painel da Folha de S.Paulo, a presidente Dilma Rousseff montou uma força-tarefa para monitorar os aeroportos e obrigou o ministro Moreira Franco (Aviação Civil) a cancelar uma viagem aos Estados Unidos.

A movimentação nos aeroportos será monitorada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), formada pela Secretaria da Aviação Civil, pelos ministérios da Agricultura, Defesa, Fazenda, Justiça, Planejamento e Saúde e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Nos últimos dias, Moreira Franco conversou com Dilma e fez encontros com representantes dos aeronautas e das empresas aéreas na tentativa de impedir uma paralisação. Ontem, o ministro esteve no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para inaugurar o novo serviço de táxis do terminal e uma linha de ônibus do aeroporto até a Cinelândia, no centro da cidade.

A Infraero informou que reforçou a presença de funcionários nos saguões dos aeroportos e nos balcões de informação. Os serviços de manutenção, limpeza e segurança também foram reforçados, segundo a estatal.

Já a Anac promete reforçar a fiscalização nos principais aeroportos do país. Nos terminais de Guarulhos, Galeão e Brasília, a fiscalização será feira durante 24 horas nesta sexta. Nesta quinta-feira, dos 2006 voos domésticos realizados em todo o país, 470 (23,4%) atrasaram e 87 (4,3%) foram cancelados.

Os aeroportos de Guarulhos e Brasília, administrados por grupos privados, esperam um aumento de 10% no volume de passageiros neste final de ano em comparação a 2012. Segundo as concessionárias, haverá reforço no número de funcionários nesta sexta-feira.

“Época de gargalo”

Para o brigadeiro Adyr da Silva, ex-presidente da Infraero e atual presidente do Instituto dos Transportes Aéreos do Brasil, o país vive uma “época de gargalo” nos aeroportos. “A demanda por voos continua muito maior do que a capacidade.”

Silva, que também é professor da UnB (Universidade de Brasília), o sistema “opera no limite da capacidade” e qualquer falha pode provocar um tumulto grande escala. A situação, diz ele, só irá melhorar quando as obras atuais ficarem prontas. “Apenas no final de 2014 ou em 2015 vamos começar a sentir os efeitos dos investimentos recentes.”

Rodoviárias

A Socicam, empresa que administra as rodoviárias do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, na capital paulista, estima que 241 mil pessoas deixem a cidade, por meio dos três terminais, entre hoje e amanhã. Até a quinta-feira (26), a expectativa é que mais de um milhão de passageiros embarquem nas três rodoviárias.

A empresa informou que elevou em 15% o contingente de funcionários para atender a demanda. Já foram reservados ônibus extras para os locais mais procurados e, se necessário, mais carros serão disponibilizados, segundo a Socicam.