Topo

Problema em Sistema Interligado Nacional deixa 600 mil sem luz no Rio de Janeiro

Do UOL, no Rio

04/02/2014 15h48Atualizada em 04/02/2014 17h10

A Light, companhia responsável pelo fornecimento de energia no Rio de Janeiro, informou que cerca de 600 mil clientes ficaram sem fornecimento de energia elétrica entre as 14h e as 16h24 desta terça-feira (4) nas zonas norte e oeste da capital e na Baixada Fluminense.

Segundo a empresa, a interrupção se deve a uma solicitação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para o desligamento de 17 subestações da Light. O ONS informou que uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou abertura da a interligação Norte-Sudeste, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A frequência foi normalizada às 14h41.

A Light informou que as seguinte localidades ficaram sem luz: Bangu, Campo Grande, Guaratiba e Jacarepaguá, na zona oeste; Grande Méier, Pavuna, Inhaúma, Irajá, Penha, Cascadura e Madureira, na zona norte; Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o desabastecimento pode ter prejudicado o funcionamento dos sinais de trânsito nos bairros citados. Já o Detran disse que os postos de vistoria em Parada de Lucas, na zona norte do Rio, e nas cidades de Nova Iguaçu, Paracambi, Itaboraí, Queimados, São João de Meriti e Araruama tiveram o funcionamento atingido.