Falha deixa partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste sem energia elétrica
Uma falha no sistema elétrico interrompeu parte da transmissão de energia em cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país nesta terça-feira (4). De acordo com informações do ONS (Operador Nacional do Sistema), a falha ocorreu devido a uma "perturbação" no sistema elétrico nacional.
Verão faz consumo de energia bater recorde
Cerca de 6 milhões de pessoas ficaram sem luz, segundo o ONS. Ainda não se sabe o que provocou a falha, mas o problema pode estar relacionado ao consumo elevado de energia e ao baixo nível dos reservatórios. Na última semana, o ONS informou que janeiro de 2014 havia sido o 3º pior da história em nível de chuvas.
O processo de recompor o fornecimento de energia já foi iniciado. De acordo com o ONS, a falha ocorreu por volta das 14h na ligação entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO), mas a falha não causou interrupção de energia na região Norte do país --o Nordeste também não foi afetado.
O Ministério de Minas e Energia convocou coletiva de imprensa para as 17h desta terça para falar sobre condições de abastecimento. A queda no fornecimento ocorre um dia após o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmar que o governo não enxergava "nenhum risco de desabastecimento de energia".
São Paulo
A companhia Eletropaulo informou que detectou a falha às 14h03 e que o fornecimento de energia foi interrompido nos municípios Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema, bem como nos bairros Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde da capital paulista.
A Eletropaulo informou que o problema foi solucionado antes das 15h.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade de São Paulo tinha, por volta das 16h40, 47 semáforos com problemas --a empresa não soube dizer se todas as ocorrências são causadas pela falha no sistema nacional. Ainda segundo a companhia, funcionários já atuam nos principais cruzamentos.
Os paulistanos também enfrentaram falhas no metrô. A linha 4-Amarela apresentou uma falha no sistema elétrico por volta das 14h nesta terça-feira (4), entre as estações Paulista e Luz, o que levou ao fechamento das paradas Luz e República. A operação foi restabelecida por volta das 15h20 e, segundo a Via Quatro, ainda não confirmação de que o problema tenha a ver com a falha no sistema nacional de energia.
Rio de Janeiro
Segundo a companhia, estão sem energia as seguinte localidades: Bangu, Campo Grande, Guaratiba e Jacarepaguá, na zona oeste; Grande Méier, Pavuna, Inhaúma, Irajá, Penha, Cascadura e Madureira, na zona norte; Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada.
Minas Gerais
A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que a falha provocou interrupção de energia pelo período máximo de 56 minutos, afetando cerca de 230 mil das 7,5 milhões de unidades consumidoras atendidas. Segundo a empresa, o desligamento ocorreu por volta das 14h e, às 14h58, a energia já havia sido restabelecida para todos os clientes afetados.
De acordo com a Cemig, a falha atingiu a capital Belo Horizonte e mais outras 60 cidades.
Paraná
A Copel (Companhia Paranaense de Energia) informou que a falha provocou a interrupção do fornecimento de energia em ao menos 548 mil unidades consumidoras, mas que a luz já foi restabelecida para todos os consumidores.
Mato Grosso
A Cemat informou que um levantamento preliminar aponta que houve interrupção do fornecimento de energia na capital Cuiabá e nos municípios de Alta Floresta e Nova Monte Verde. De acordo com a companhia, a luz já foi restabelecida na maioria das localidades.
Mato Grosso do Sul
A Enersul, que serve 74 dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, informou que o problema afetou 14% da sua área de concessão. A falha teve início por volta das 13h e foi completamente sanada às 14h57. Sete municípios foram prejudicados: Campo Grande, Miranda, Bonito, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Anastácio.
De acordo com a companhia, na capital Campo Grande a interrupção do fornecimento de energia atingiu 4% do município.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.