Topo

Estação de BRT é incendiada em protesto de moradores de favela do Rio

Jadson Marques/Futura Press
Imagem: Jadson Marques/Futura Press

Do UOL, no Rio

18/04/2014 13h45

Moradores da favela do Aço, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, incendiaram nesta quinta-feira (17) pelo menos um ônibus e uma estação do sistema BRT Transoeste --corredor expresso que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande-- durante uma manifestação. Eles protestavam contra uma operação da Polícia Militar na comunidade. Uma criança morreu após ser baleada no decorrer da ação da PM.

Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura do Rio informou que funcionários das secretarias municipais de Transportes e de Conservação visitaram a estação Vila Paciência, que foi alvo de vandalismo, a fim de avaliar os danos causados.

De acordo com o consórcio que administra o BRT, a estação será reaberta de maneira provisória até a conclusão do reparo. A Secretaria Municipal de Transportes informou que os serviços do BRT Transoeste nos trechos entre os bairros de Campo Grande e Santa Cruz, e Paciência e Recreio, todos na zona oeste, estão operando normalmente nesta sexta. A circulação havia sido interrompida a pedido da PM.

Na versão da polícia, a criança e um bandido foram baleados em uma troca de tiros entre PMs e criminosos ainda na manhã de quinta-feira. Três homens foram presos na comunidade de Antares, próxima à favela do Aço, o que teria originado uma retaliação por parte dos criminosos. No confronto, o estudante Luanderson Lima, 12, foi atingido na perna. Ele chegou a levado para o hospital Pedro 2º, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Luanderson foi atingido na perna, chegou em estado grave ao hospital, passou por uma cirurgia, mas morreu na noite de quinta. (Com Estadão Conteúdo)