Topo

Polícia apreende menor suspeito de incendiar ônibus em Osasco (SP)

Do UOL, em São Paulo

23/04/2014 21h45

A Polícia Civil apreendeu nesta quarta-feira (23) um menor de 17 anos suspeito de ter incendiado um ônibus da Auto Viação Urubupungá em Osasco (Grande São Paulo), na madrugada da última terça-feira (22).

Ao todo, 36 ônibus da viação foram atacados, 34 deles dentro da garagem da empresa e outros dois na rua Sérgio Ribeiro da Silva, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O adolescente teria incendiado os coletivos que estavam na rua. O menor foi detido no 10º DP e encaminhado à Vara da Infância e Juventude.

Ontem, foi preso Edilson Almeida Silva, 19, suspeito de ter incendiado 34 ônibus na madrugada de hoje em Osasco (Grande São Paulo). Ele é irmão gêmeo de Edmilson Almeida Silva, morto no final de semana na mesma região onde ocorreu o ataque. Segundo a Polícia Civil, o homem morto era traficante, e o incêndio foi provocado em resposta à morte dele.

A polícia obteve imagens de uma câmera de segurança que registrou o momento em que os coletivos foram incendiados.

A destruição dos coletivos afetou cerca de 20 mil passageiros em Osasco, segundo estimativas da própria viação Urubupungá. Os ônibus destruídos faziam parte da rede de transporte municipal e atendiam cerca de 20 linhas da região.

A assessoria de imprensa da empresa estima que o prejuízo com o incêndio seja de, no mínimo, R$ 10 milhões. Ainda de acordo com a viação, para diminuir os danos aos usuários do sistema de transporte, foram colocados em circulação ônibus que estavam na reserva e veículos que aguardavam manutenção. Com uma frota atual de 670 veículos --já descontados os 34 queimados-- a Urubupungá conseguiu colocar na rua 640 ônibus nesta terça-feira.

As viações Caieiras, Santa Brígida e Urubupungá Turismo, pertencentes ao grupo NSO (Nossa Senhora do Ó), do qual a viação Urubupungá faz parte, emprestou coletivos para repor os veículos destruídos.

O crime

Por volta da 1h de terça-feira, uma garagem da viação foi invadida por um grupo de criminosos armados. Após renderem os dois vigilantes que faziam a segurança do local, o grupo obrigou um dos funcionários a atear fogo em um dos veículos estacionados. 

Segundo o vigilante, um dos criminosos o obrigou a ficar dentro do veículo enquanto jogava combustível, e somente após o ônibus começar a pegar fogo ele foi liberado para sair, já com ferimentos no braço. 

Ainda de acordo com o funcionário, foi ateado fogo em apenas um veículo, mas as chamas se alastraram rapidamente para os demais ônibus estacionados na garagem. 

"Os ônibus já passaram pela perícia, mas ainda não há informações. As câmeras de segurança dos ônibus que foram parcialmente queimados serão analisadas", declarou a assessoria de imprensa da Urubupungá.

Veja as imagens do momento em que o incêndio começou