Topo

Adolescentes são roubados após serem barrados em shopping de SP, diz pai

Fachada do Bourbon Shopping, na Pompeia, zona oeste de São Paulo - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress - 27.mar.2008
Fachada do Bourbon Shopping, na Pompeia, zona oeste de São Paulo Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress - 27.mar.2008

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

30/04/2014 16h28

Três estudantes com idades entre 15 e 17 anos foram roubados em frente ao Bourbon Shopping, na Pompeia, zona oeste de São Paulo, logo após terem sido proibidos de entrar no estabelecimento pela segurança, segundo o relato do designer e professor Rubens de Oliveira Pisetti, 49, pai de um dos garotos. O episódio ocorreu por volta de 18h da última sexta-feira (25).

Clique na imagem e teste seus conhecimentos sobre 'rolezinho'

  • Bruno Poletti/Folhapress

De acordo com Pisetti, os adolescentes foram barrados na portaria da avenida Francisco Matarazzo por quatro seguranças, com o argumento de que, por determinação da direção do shopping, menores não poderiam entrar desacompanhados de adultos depois de 18h nas sextas, sábados e domingos. A medida teria sido adotada para evitar a realização de “rolezinhos” no estabelecimento.

Conforme o designer, os estudantes disseram aos seguranças que iriam assistir ao filme Capitão América, mas mesmo assim a entrada não foi liberada. Segundo Pisetti, os seguranças afirmaram aos jovens que eles só poderiam entrar se apresentassem os ingressos da sessão.

Os adolescentes, então, começaram a comprar as entradas pelo celular, ainda em frente à portaria do shopping. Os seguranças teriam pedido aos garotos que saíssem da frente da entrada do estabelecimento enquanto compravam os ingressos.

Segundo o relato do pai, minutos após se afastarem da portaria, os três foram abordados por um homem armado, que anunciou o roubo e levou R$ 100 em espécie. Logo depois, outros dois rapazes que estavam junto com o primeiro levaram dois celulares modelo Iphone dos garotos.

Assustados, os estudantes voltaram à portaria do shopping e pediram para entrar no estabelecimento para que pudessem usar o telefone e avisar os pais do roubo. De acordo com o designer, eles novamente foram barrados e só foram autorizados a entrar no shopping, um de cada vez, após algum tempo.

Medo de rolezinho

Pisetti disse que chegou ao shopping por volta de 20h e telefonou para a Polícia Militar. Segundo o designer, os PMs que foram o local questionaram os seguranças se havia alguma liminar ou decreto que proíbe a entrada dos adolescentes após às 18h. “Eles não souberam responder e só falaram que era uma determinação da direção do shopping para evitar os rolezinhos.”

Os pais dos garotos registraram boletim de ocorrência no 91º DP (Ceasa) e procuraram o shopping, mas, segundo Pisetti, não foram atendidos. “É absurda esta posição do shopping. Esta norma não está afixada em nenhuma das entradas, nem no site. Estranho é que se o mesmo menor entrar às 17h59, sem nenhum adulto ao seu lado, tem o acesso permitido.”

De acordo com o designer, os três jovens eram frequentadores do shopping e nunca haviam sido barrados.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Bourbon Shopping disse, por telefone, desconhecer a norma que barrou os jovens. Por meio de nota, a assessoria afirmou que o estabelecimento irá apurar a ocorrência antes de se posicionar.