Resultado das eleições dos Estados Unidos: quando vencedor será conhecido?
Os Estados Unidos realizam nesta terça-feira, 5 de novembro, a eleição para escolher seu próximo presidente. A disputa está entre Kamala Harris e Donald Trump. A contagem dos votos começa na noite de terça, mas não há previsão de quando será concluída.
Espera-se que uma projeção do resultado seja divulgada pela imprensa no domingo. No entanto, o vencedor oficial só é divulgado em dezembro, após contagem oficial dos delegados.
Tempo de apuração
A duração da apuração nos EUA pode variar bastante. Em 2016, o resultado saiu na manhã seguinte, com a vitória de Trump. Em 2020, no entanto, a confirmação da vitória de Biden levou cinco dias, devido à competitividade da eleição e ao alto número de votos pelo correio.
O método de votação também influencia na rapidez da contagem. Nos EUA, é possível votar presencialmente no dia da eleição, de forma antecipada ou pelo correio, com envio antecipado. Quando há muitos votos enviados por correio, o processo de apuração costuma demorar mais.
Resultados oficiais
Geralmente, o nome do vencedor é projetado na noite ou madrugada da eleição, mas o Colégio Eleitoral só oficializa o resultado em dezembro, quando os eleitores se reúnem em suas capitais estaduais para formalizar seus votos.
Após essa formalização, o Congresso dos EUA realiza uma sessão conjunta em janeiro para contar os votos e declarar o vencedor oficialmente. A posse do novo presidente ocorre em 20 de janeiro, dando início ao mandato de quatro anos.
Colégio Eleitoral
Nos EUA, o presidente não é escolhido diretamente pelo voto popular. Os candidatos precisam conquistar a maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral, sendo necessário obter 270 votos para vencer.
Apenas Maine e Nebraska têm um sistema que distribui delegados parcialmente conforme o voto distrital.
Por que este sistema?
Um candidato pode ganhar no Colégio Eleitoral mesmo com menos votos populares. Cada estado possui um número de delegados proporcional à população, o que faz com que alguns estados tenham peso maior na eleição.
Esse sistema foi decisivo em 2016, quando Donald Trump venceu com menos votos populares que Hillary Clinton ao garantir delegados suficientes em estados como Califórnia, Pensilvânia e Texas.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberSe houver empate, a Câmara dos Deputados escolhe o presidente, com cada estado tendo direito a um voto. Esse processo ocorreu em 1800 e 1824.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.