Topo

Toneladas de laje soterram 2 operários em obra de shopping em Campinas (SP)

Desabamento nas obras de ampliação do Shopping Iguatemi, em Campinas (SP), matou dois operários - Denny Cesare/Código19/Estadão Conteúdo
Desabamento nas obras de ampliação do Shopping Iguatemi, em Campinas (SP), matou dois operários Imagem: Denny Cesare/Código19/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Campinas

20/05/2014 02h51

Dois operários morreram no início da noite desta segunda-feira (19) após um acidente nas obras de ampliação do Shopping Iguatemi, em Campinas (a 93 km de São Paulo). As informações são da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela localização dos corpos. O caso será investigado pelo 4º DP (Distrito Policial) de Campinas.

De acordo com informações iniciais, uma laje de aproximadamente 15 metros quadrados caiu do terceiro andar e atingiu os operários, que trabalhavam no andar imediatamente abaixo, a uma altura aproximada de cinco metros. O acidente aconteceu por volta das 19h.

Segundo os bombeiros, embora não seja possível precisar o peso da laje, trata-se de "várias toneladas", segundo o tenente Elder Mortatti, do Corpo de Bombeiros, que coordenou as buscas. Ainda segundo ele, as estruturas da obra aparentemente não foram abaladas.

De acordo com o bombeiro, ainda não há nada que possa ser apontado como causa do acidente. Haverá, nesta terça-feira (20), perícia no local e o MPT (Ministério Público do Trabalho) também deve vistoriar o local para determinar a origem do acidente.

Localização

Para localizar as vítimas, um minitrator, uma retroescavadeira, um guindaste e até cães farejadores foram utilizados. Não há informações sobre outras vítimas. "Nós fomos chamados depois que o shopping informou sobre o acidente e indicou onde os operários estavam trabalhando. Ouvimos testemunhas sobre o local onde eles poderiam estar e começamos as buscas”, disse.

Ainda segundo ele, os corpos foram encontrados por volta das 22h10. "Eles ainda não foram identificados", disse. A expectativa é que a identificação dos corpos aconteça ainda na madrugada de hoje.

Histórico

O Iguatemi já teve as obras de expansão embargadas em agosto de 2013, depois que uma ação do MPT encontrou irregularidades no tocante à falta de equipamentos individuais de segurança.

Em nota, o Iguatemi Campinas lamentou o acidente e disse que acompanhará a apuração do caso junto à empresa contratada. O shopping também se colocou à disposição das autoridades para colaborar com a investigação.

A construtora Método, responsável pela obra, também lamentou o ocorrido por meio de nota. A empresa informou que irá apurar as causas do acidente e prestará todo o auxílio necessário aos familiares dos empregados. Segundo a nota, a Método informou que segue todas as normas de segurança previstas pela legislação. A empresa também se colocou à disposição das autoridades para as investigações.