Topo

Justiça do Rio condena 'maníaco de Guarulhos' a 15 anos de prisão

Do UOL, no Rio

04/06/2014 16h52

A Justiça do Rio de Janeiro condenou nesta terça-feira (3) Leandro Basílio Rodrigues, que ficou conhecido como “maníaco de Guarulhos”, a 15 anos de prisão por homicídio qualificado. Ele é acusado de matar por asfixia uma moradora de rua na entrada da favela do Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense. Atualmente, o criminoso está preso em São Paulo.

Rodrigues já havia sido condenado anteriormente pela Justiça de São Paulo por um crime semelhante. Ele foi acusado de estuprar e asfixiar uma mulher até a morte em um estacionamento em Guarulhos, e pelas duas acusações --homicídio e violência sexual-- foi condenado a 25 anos de reclusão (18 na primeira e sete na segunda).

A sessão de ontem (3) foi acompanhada pelo promotor de Justiça Marcelo Muniz Neves, titular da 1ª Promotoria de Justiça junto ao IV Júri da Capital. Segundo a promotoria, constam na ficha criminal de Rodrigues inúmeras anotações relativas a ataques a mulheres em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que resultaram em morte das vítimas.

Leandro Basílio ficou conhecido como "maníaco de Guarulhos" pela sequência de crimes cometidos entre 2006 e 2008. Ele abordava individualmente as vítimas, oferecia-lhes drogas e as levava para locais isolados onde eram agredidas, estupradas e mortas por asfixia. Em muitos casos, o criminoso despia os cadáveres e praticava atos de necrofilia.