Em 12 horas, chove em Porto Alegre quase o volume de todo o mês
A noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta (4) foram de chuva intensa na região metropolitana de Porto Alegre. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em um intervalo de 12 horas choveu na capital cerca de 80% do esperado para todo o mês de julho.
Com todo esse volume, a cidade amanheceu com diversas áreas de alagamento, semáforos desligados e muito congestionamento.
Por volta das 11h, muitos bloqueios totais de ruas e parciais de avenidas devido à chuva ainda persistiam, especialmente na zona norte. Na zona sul, arroios transbordaram, deixando comunidades ilhadas, como foi o caso no bairro Lami.
A chuva começou no início da noite de quinta. Uma atividade atípica de raios e trovões,acompanhada de vento forte e até queda de granizo surpreendeu os porto-alegrenses.
Segundo a empresa de meteorologia MetSul, as rajadas de vento ficaram entre 60km/h e 70 km/h na maioria dos bairros. O acumulado de chuva entre as 21h de quinta e as 9h de sexta foi de 95,8 milímetros, levando em conta que a média mensal nessa época é de 121,7 milímetros.
Foram contabilizados nesta manhã ao menos 25 importantes alagamentos em ruas e avenidas da capital, cuja zona norte foi a mais atingida. A Eptc (Empresa Pública de Transporte e Circulação) chegou a recomendar que, quem puder, evite sair de casa devido ao grande impacto da chuva no trânsito.
O Trensurb, que liga por trilhos seis cidades da região metropolitana, com a capital, opera em trecho reduzido. As estações Rodoviária e Mercado Público, duas das principais de todo o trajeto, estão isoladas. O motivo é o acúmulo de água sobre os trilhos perto da ponte do Guaíba. Dessa maneira, o trem só circula entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo.
Os passageiros que utilizam os dois terminais inoperantes podem contar com dez ônibus que a companhia disponibilizou para fazer o trajeto. Não há previsão para a retomada total do serviço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.