Topo

Após vídeo, avó pede reabertura da investigação da morte da mãe de Bernardo

Lucas Azevedo

Do UOL,em Porto Alegre

28/08/2014 16h35

Com base no conteúdo do vídeo recuperado do celular do ex-genro, Jussara Uglione, 73 anos, avó do menino Bernardo, 11 - assassinado em abril deste ano no noroeste do Rio Grande do Sul - vai pedir a reabertura do caso que apurou a morte de sua filha, Odilaine Uglione, mãe do garoto, em 2010.

A aposentada assistiu ao conteúdo do material nesta manhã, no escritório de seu advogado, em Santa Maria, no norte gaúcho.

"O que eu vi hoje ainda está difícil de aceitar", disse Jussara. "É muita raiva, muita dor para uma pessoa. Fiquei com medo de mim mesma, da minha reação. Porque até agora estou sendo forte e valente, e espero continuar", completou.

No vídeo, gravado pelo celular de Leandro uma dia antes do Dia dos Pais, em 2013, Bernardo é xingado e ameaçado pela madrasta, Graciele Ugolini, com a anuência do pai.

Após uma discussão, o menino grita por socorro diversas vezes, ao que Graciele responde: "Tu não sabe do que eu sou capaz. Tu não sabe. Eu não tenho nada a perder, Bernardo. Eu prefiro apodrecer na cadeia do que ficar vivendo nessa casa contigo incomodando [...] Vamos ver quem vai pra baixo da terra primeiro."

Para o advogado de Jussara, Marlon Taborda, o vídeo é um elemento forte que pode incriminar Leandro e Graciele pelo assassinato de Odilaine - que, segundo investigou a polícia, cometeu suicídio.

"A que conclusão nós chegamos? Que foi uma mensagem, uma confissão subliminar por parte de Graciele, dizendo que o fim do Bernardo vai ser o mesmo da mãe dele", ressalta. O objetivo do defensor é a reabertura do caso. 

A reportagem procurou as defesas do casal e deixou recado, mas até a publicação desta reportagem nenhum dos advogados havia dado retorno.

Relembre o caso

Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu na sexta-feira 4 de abril, em Três Passos (470 km de Porto Alegre), no noroeste do RS. Na noite de segunda-feira, dia 14, o corpo do menino foi encontrado no interior da cidade vizinha de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do rio Mico, na localidade de Linha São Francisco.

Para a polícia, o cirurgião Leandro Boldrini, 38, pai do menino, a madrasta, Graciele Ugolini, 32, e a assistente social e amiga do casal, Edelvania Wirganovicz, 40, assassinaram o garoto.

Os policiais acreditam que a herança deixada pela mãe do menino - parte do patrimônio de Leandro - depois de sua morte, um suicídio praticado em 2010, seja o principal motivo.O irmão de Edelvania, Evandro Wirganovicz também é réu. Ele é acusado de ajudar a esconder o corpo do garoto. 

Desde o fim de 2013, Conselho Tutelar e Promotoria da Criança e do Adolescente de Três Passos já eram cientes do abandono afetivo de Bernardo por parte do pai e da madrasta. Depois de sua morte, relatos de que ele era agredido por Graciele chegam de pessoas próximas ao casal e de vizinhos.