Topo

Caminhão derruba muro de Pedrinhas (MA) para fuga de presos

O complexo prisonal de Pedrinhas chamou atenção em 2013 depois de uma série de mortes ocorridas dentro do presídio, e o Conselho Nacional de Justiça classificá-lo como "sem condições de manter a integridade física dos presos" - Divulgação/PM
O complexo prisonal de Pedrinhas chamou atenção em 2013 depois de uma série de mortes ocorridas dentro do presídio, e o Conselho Nacional de Justiça classificá-lo como "sem condições de manter a integridade física dos presos" Imagem: Divulgação/PM

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

11/09/2014 00h51

Seis presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (Maranhão), fugiram na noite desta quarta-feira (10), após um caminhão caçamba roubado derrubar criminalmente o muro da unidade prisional. Um fugitivo foi recapturado.

O complexo penitenciário de Pedrinhas foi classificado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) como "extremamente violento" e "sem condições de manter a integridade física dos presos". Sessenta presos foram assassinados em 2013 no complexo. Neste ano já são 13 mortes ocorridas em Pedrinhas e 22 assassinatos em todo o sistema penitenciário do Estado.

Segundo a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), outros quatro presos ficaram feridos durante a ação de contenção e não conseguiram fugir. A secretaria não informou como eles se feriram. O caminhão derrubou parte do muro dos fundos do CDP. O motorista fugiu quando homens da PM (Polícia Militar) e do Geop (Grupo Especial de Operações Penitenciárias) chegaram ao local.

A polícia informou que o caminhão usado no resgate de presos foi roubado nesta noite no bairro Cidade Operária. A secretaria informou ainda que reforçou a equipe da PM e do Geop no CDP e à meia-noite iniciaram a contagem de presos. Equipes estão trabalhando no bairro de Pedrinhas e região na tentativa de recapturar os outros cinco fugitivos.