Topo

Vazamento em reservatório da Sabesp gera reclamação de moradores em SP

Daniel Leite

De São José dos Campos (SP)

03/11/2014 16h46

Moradores do Jardim Colonial, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, a 97 km de São Paulo, reclamam que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) demorou para consertar um vazamento em uma caixa d'água da empresa, o que gerou desperdício.

A empresa fala que o problema durou duas semanas (sem informar o período) e que foi resolvido. Os moradores dizem que o problema é mais antigo e que só foi resolvido depois que foram postados vídeos e fotos na internet.

Vídeo postado por um morador, com data de 9 de setembro, mostra o pátio do reservatório e a rua ao lado dele inundados.

“Essa caixa sempre vazou”, afirma Rogério Ramos, morador do bairro há 40 anos. Ele afirmou que o desperdício é visto há pelo menos uma década, em dias e horários aleatórios.

De casa, bem ao lado do reservatório, Maria do Carmo Modesto diz que via água escorrendo pelo menos duas vezes por semana.

“Às vezes, antes de amanhecer o dia, eu já ouvia o barulho da água caindo. Quando a gente ligava para reclamar, parava de vazar por alguns dias, mas logo voltava."

O bairro não tem racionamento de água. Nem por isso, a população deixa de se indignar. “Você liga para a Sabesp e muitas vezes ouve a mensagem pedindo pra economizar água. E aqui tem essa água vazando de dois canos largos assim”, diz João Raimundo.

Só depois que moradores espalharam fotos e vídeos pela internet o vazamento foi solucionado, segundo eles.

Em nota, a Sabesp informou que trocou o equipamento de controle de vazão, responsável pelo vazamento.

Ao informar que o problema durou duas semanas, a companhia foi confrontada com o relato dos moradores de que o vazamento durou anos. A empresa não respondeu.

Ainda segundo a Sabesp, a água que vazou retornou, por galerias de águas pluviais, ao manancial responsável pelo abastecimento do município, o rio Paraíba do Sul.