Topo

Choque de trens deixa pelo menos 69 feridos na Baixada Fluminense

5.jan.2015 - Trens do ramal Japeri batem na altura da estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense - Reprodução/ Twitter @luetuca
5.jan.2015 - Trens do ramal Japeri batem na altura da estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense Imagem: Reprodução/ Twitter @luetuca

Do UOL, em São Paulo

05/01/2015 21h42

Pelo menos 69 pessoas ficaram feridas após um choque entre dois trens na estação Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense (RJ), por volta das 20h30 desta segunda-feira (5).

De acordo com a concessionária Supervia, um trem que seguia da Central do Brasil para Japeri bateu na traseira de outra composição, que se encontrava parada na estação. Não há registro de feridos graves. A secretaria de Saúde da cidade está acompanhando as vítimas.

O trem que bateu estava reformado e com manutenção em dia, segundo o secretário estadual de Transporte, Carlos Roberto Osório. Ele informa que o maquinista do trem que bateu na composição parada não sofreu nenhuma lesão grave e vai auxiliar as equipes a esclarecer o acidente. "Ele será uma peça-chave no processo", diz o secretário.

O atendimento às vítimas foi feito pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer). Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região. Técnicos da SuperVia deverão permanecer no local durante toda a madrugada para apurar as causas do acidente.

O perfil do Twitter da Supervia informou que o mau tempo prejudicou o fornecimento de energia na linha do ramal e o sistema de sinalização foi afetado.

Segundo Hélcio Ramalho, passageiro do trem que estava em movimento, a composição já havia apresentando problemas. "O trem estava muito lento, parando muito". O passageiro afirmou que a luz do trem apagou após o choque. "Houve um desespero danado, quem conseguiu se levantou", disse em entrevista ao canal "Globo News".

Por causa do acidente, a circulação no ramal Japeri encontra-se suspensa e sem previsão de normalização. Para que os demais passageiros possam prosseguir viagem, foram distribuídos vales aceitos por outros tipos de transporte. As equipes também estão trabalhando para que a circulação no ramal esteja normalizada na manhã desta terça-feira (6).