Topo

Dois detentos são mortos no presídio de Pedrinhas, em São Luís

Pedro Peduzzi

Da Agência Brasil, em Brasília

13/03/2015 17h27

Dois detentos foram mortos na madrugada desta sexta-feira (13) em uma das celas do Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, em São Luís. De acordo com a Sejap (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado), os detentos são Rogério Corrêa Farias e Otávio de Jesus Pereira. Os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal), e a Sejap determinou a apuração do caso.

Dados preliminares indicam que as mortes foram motivadas por “divergências pessoais”, e que, aparentemente, os presos foram mortos por enforcamento. Onze presos que estavam na cela no momento dos crimes serão autuados em flagrante por duplo homicídio, após passarem por exame de corpo de delito. A investigação está sendo conduzida pela Delegacia de Homicídios.

Em 2013, houve 47 homicídios em Pedrinhas e em 2014, 14. A maioria deles, segundo as autoridades, motivados por conflitos entre facções rivais. A fim de separar esses grupos, o presídio passou por uma reestruturação do complexo no início de 2015, o que, segundo a Sejap, inibiu os confrontos.

Estes são os primeiros casos de homicídios registrados neste ano no interior de celas do complexo penitenciário. No entanto, em janeiro, Jocean Soares Dantas, preso que cumpria pena em uma das unidades, foi morto com dois tiros após tentativa de fuga. Ele havia simulado um mal-estar e foi levado à enfermaria, onde lutou com um vigilante.