Topo

Presos agridem agentes, roubam roupas e fogem em massa de presídio no PA

A ação violenta resultou na fuga de 20 presos do Centro de Recuperação Penitenciário 3 - Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará/Divulgação
A ação violenta resultou na fuga de 20 presos do Centro de Recuperação Penitenciário 3 Imagem: Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará/Divulgação

Do UOL, em Maceió

23/03/2015 10h09

Seis agentes penitenciários foram agredidos e tiveram as roupas roubadas, nesse domingo (22), por detentos do Centro de Recuperação Penitenciário 3 do Pará, em Santa Isabel do Pará (45 km de Belém). A ação violenta resultou na fuga de 20 presos da unidade. Até as 10h, três já tinham sido recapturados.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado, os agentes ficaram feridos, receberam atendimento médico e passam bem. Nenhum detento ou visitante ficou ferido.

A ação ocorreu por volta do meio-dia, quando os seis detentos que estavam nas celas de visita íntima com as suas mulheres surpreenderam os agentes armados com duas pistolas e três revólveres. Os agentes que estavam na praça de visita foram rendidos e obrigados a trocarem de roupa com os presos para a fuga.

Ainda segundo a superintendência, do lado de fora havia dois carros --uma caminhonete e um carro de passeio-- esperando pelos presos.

Na fuga, ainda houve troca de tiros dos fugitivos com policiais do Batalhão Penitenciário, mas ninguém foi ferido. Os presos conseguiram escapar pela BR-316 em direção à cidade de Castanhal.

Um inquérito policial foi instaurado para investigar como as armas entraram na unidade prisional. Testemunhas do caso já foram ouvidas. A Corregedoria Geral superintendência também apura se houve facilitação na entrada do armamento.

Uma operação de busca pelos presos está sendo realizada pela Polícia Militar, com apoio de um helicóptero.