Topo

Temporal provoca duas mortes no oeste de Santa Catarina

Em Xanxerê, o temporal deixou cerca de 500 casas danificadas pelo vento - Sirli Freitas/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Em Xanxerê, o temporal deixou cerca de 500 casas danificadas pelo vento Imagem: Sirli Freitas/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Dinilson Vieira

Do UOL, em Joinville

20/04/2015 19h24

O forte temporal que atingiu a região oeste de Santa Catarina por volta de 15h desta segunda-feira (20) deixou pelo menos duas pessoas mortas em Xanxerê (551 km de Florianópolis). Dezenas de casas do município foram destelhadas e o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar realizam buscas de outras possíveis vítimas que poderiam ter ficado presas sob os escombros em imóveis. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, um tornado teria causado a destruição.

As duas mortes foram registradas em bairros diferentes. O nome das vítimas não havia sido divulgado até o início da noite. Deslizamentos de terra também foram registrados na região. Ambulâncias estavam percorrendo ruas para socorrer a população.

A Defesa Civil estadual informou que os ventos de 80 km/hora causaram prejuízos em cerca de 500 residências e deixaram 60 pessoas feridas. 

O temporal, que durou cerca de cinco minutos, provocou ainda corte de energia em mais de 200 mil residências e lojas na região. Os municípios mais afetados foram Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

A companhia Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou que o problema começou às 15h10, quando duas torres de transmissão caíram, uma de 69 mil volts e outra de 138 mil volts. O problema persistia três horas depois.

Equipes de emergência foram aos locais para tentar restabelecer a rede, inclusive com a ajuda de técnicos de outras regiões. A pouca visibilidade prejudicava os trabalhos e não havia confirmação de quando o fornecimento seria normalizado.

A previsão da meteorologia é que a região seja atingida por fortes pancadas de chuva e vento forte intercalados nas próximas horas.