Temporal provoca duas mortes no oeste de Santa Catarina
O forte temporal que atingiu a região oeste de Santa Catarina por volta de 15h desta segunda-feira (20) deixou pelo menos duas pessoas mortas em Xanxerê (551 km de Florianópolis). Dezenas de casas do município foram destelhadas e o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar realizam buscas de outras possíveis vítimas que poderiam ter ficado presas sob os escombros em imóveis. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, um tornado teria causado a destruição.
As duas mortes foram registradas em bairros diferentes. O nome das vítimas não havia sido divulgado até o início da noite. Deslizamentos de terra também foram registrados na região. Ambulâncias estavam percorrendo ruas para socorrer a população.
A Defesa Civil estadual informou que os ventos de 80 km/hora causaram prejuízos em cerca de 500 residências e deixaram 60 pessoas feridas.
O temporal, que durou cerca de cinco minutos, provocou ainda corte de energia em mais de 200 mil residências e lojas na região. Os municípios mais afetados foram Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
A companhia Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou que o problema começou às 15h10, quando duas torres de transmissão caíram, uma de 69 mil volts e outra de 138 mil volts. O problema persistia três horas depois.
Equipes de emergência foram aos locais para tentar restabelecer a rede, inclusive com a ajuda de técnicos de outras regiões. A pouca visibilidade prejudicava os trabalhos e não havia confirmação de quando o fornecimento seria normalizado.
A previsão da meteorologia é que a região seja atingida por fortes pancadas de chuva e vento forte intercalados nas próximas horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.