Topo

Segunda vítima de estupro coletivo no PI recebe alta após 14 dias internada

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

10/06/2015 14h00

Após 14 dias internada, uma das vítimas do estupro coletivo no município de Castelo do Piauí, região norte do Piauí, recebeu alta nessa terça-feira (9). Ela estava no HUT (Hospital de Urgência de Teresina), recebendo tratamento médico para se recuperar das fraturas em um dos tornozelos e em um dos punhos, além das várias lesões pelo corpo. A alta só foi divulgada hoje para não chamar a atenção da imprensa e manter preservada a identidade dela.

A garota e três amigas, com idades entre 15 e 17 anos, foram agredidas, amarradas, violentadas e depois jogadas de um penhasco da altura de um prédio de três andares no dia 27 de maio.

Elas estavam subindo um morro, que é ponto turístico na cidade, para tirar fotos quando foram atacadas. Segundo a polícia, o crime foi cometido por cinco pessoas, sendo quatro adolescentes e um homem de 40 anos, identificado como Adão José da Silva. Os menores foram apreendidos e o adulto está preso.

A adolescente é a segunda a receber alta. A primeira garota a ser liberada estava em um hospital particular em Teresina. Ela foi para casa no sábado (6). A informação só foi anunciada também dias depois, para que a menina não fosse identificada.

No último domingo, a garota com o estado de saúde mais grave morreu. Danielly Rodrigues Ferreira, 17, teve traumatismo craniano e várias lesões pelo corpo. Ela foi enterrada no cemitério de Castelo do Piauí na última segunda-feira.

Agora, somente uma adolescente de 17 anos continua internada no HUT. Ela teve traumatismo craniano e lesões pelo corpo, além de ter passado oito dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Atualmente, a garota está numa área isolada do hospital. O HUT disse que a paciente vem respondendo bem ao tratamento, mas não há data prevista para alta.

Campanha

Amigos das quatro garotas criaram o grupo “Flores para Elas” para arrecadar doações e demostrar apoio às adolescentes e às famílias delas.

Durante o período em que as meninas estão internadas, flores estão sendo depositadas na calçada do HUT. Além disso, o grupo está captando dinheiro para ajudar financeiramente as meninas, que são de famílias carentes. Na última segunda-feira (8), o grupo criou uma conta no site Vakinha para facilitar as doações.

Dados contabilizados até a tarde desta quarta-feira (10) mostram que a arrecadação atingiu o valor de R$ 8.425, superando a meta de juntar R$ 5.000. As doações estão abertas a qualquer pessoa até o dia 22. Para doar, basta entrar na página da campanha, fazer o cadastro e seguir as orientações do site.