Topo

Delegacia abandonada que virou local de consumo de crack no ES pega fogo

Delegacia abandona em Cariacica - Sidnei Soares Ramos/Via WhatsApp - Sidnei Soares Ramos/Via WhatsApp
Ramos encontrou documentos da delegacia de Jardim América espalhados pela rua
Imagem: Sidnei Soares Ramos/Via WhatsApp

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

29/07/2015 12h24

A delegacia abandonada pela Polícia Civil do Espírito Santo em Cariacica, a 21 km de Vitória, e que havia se transformado em local de consumo para usuários de crack e outras drogas, pegou fogo durante a madrugada desta quarta-feira (29). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que investiga a causa do incidente.

O internauta que fez a denúncia via WhatsApp do UOL – (11) 97500-1925 – encaminhou à redação um vídeo que mostra as chamas no imóvel. O prédio em questão abrigou durante 17 anos a delegacia de Jardim América. Segundo o vendedor Sidnei Soares Ramos, que trabalha e mora na região há 30 anos, já houve furto de equipamentos e violação de materiais e documentos e itens.

O relato do internauta foi confirmado por um policial capixaba que trabalha na atual sede da delegacia, situada no bairro Vera Cruz, nos arredores da Câmara Municipal de Cariacica. Em nota, a instituição informou que, no local, além do distrito policial, funcionava uma carceragem feminina. Atualmente, é utilizado como "depósito de máquinas que aguardam autorização da Justiça para destruição". Os objetos são resultantes de apreensões feitas pela Delegacia de Costumes e Diversões.

Ramos disse ter encontrado espalhados pelo bairro papéis de inquéritos com informações sobre prisões e outros assuntos referentes à atividade policial. “Eu estou pedindo socorro pra essa situação que está acontecendo no bairro. Além do prédio da delegacia estar abandonado há anos, documentos estão sendo espalhados pelas ruas do bairro. São processos, inquéritos e informações de pessoas que foram presas. Uma vergonha", disse.

O prédio abandonado foi inaugurado em 1992 e está desativado desde 2009, quando houve a transferência da sede da delegacia. De acordo com o policial que conversou com a reportagem do UOL, o governo "ainda não mostrou interesse em resolver essa situação". "Ninguém trabalha mais lá. O local foi realmente abandonado. Com isso, surgiram os 'crackeiros' [usuários de crack]. Eles invadiram sem que ninguém fizesse nada", afirmou ele, que não se identificou.

Ramos relatou ainda já ter tido conhecimento sobre roubo e furto de equipamentos dentro do prédio abandonado, "como máquinas caça-níquel, móveis e eletrodomésticos". Ainda de acordo com o internauta, "a antiga caixa d’água tem focos de dengue".