Topo

Além de gatos, cães também são 'caçados' na cidade mineira de São Lourenço

Rabos de animais encontrados em sacos de lixo em São Lourenço - Polícia Civil de Minas Gerais/Divulgação
Rabos de animais encontrados em sacos de lixo em São Lourenço Imagem: Polícia Civil de Minas Gerais/Divulgação

Carlos Eduardo Cherem

do UOL, em Belo Horizonte

24/08/2015 20h01


Além de gatos, cachorros também podem ter sido abatidos em São Lourenço (a 390 km de Belo Horizonte) para servir de alimento na região. Exames preliminares mostram que, entre as centenas de rabos encontrados em sacos de lixo pela cidade, também estão os de cães. 

A principal linha de investigação da PC (Polícia Civil) de Minas Gerais é de que essas caudas possam ser de animais abatidos para serem comercializados como churrasquinhos.

O veterinário Mailson Massahud analisou o conteúdo dos últimos sacos plásticos azuis encontrados contendo rabos de animais no município e afirma que boa parte das caudas encontradas é de cachorros.

“A anatomia da cauda de um gato e de um cachorro é diferente. Além de rabos de gatos, há também muitas caudas que são de cachorros e, diferentemente dos primeiros rabos de gatos encontrados, que tinham uma raspagem em forma de espiral, as caudas de cães estão com todo o pelo”, afirmou Massahud.

Durante uma semana, centenas de rabos em São Lourenço e no entorno do município de 42 mil habitantes foram encontrados, aparentemente descartados como lixo. “O volume é muito grande e a única hipótese é de interesse comercial. A utilização da carne desses animais para a venda, como alimento, é para churrasquinhos de gato e de cachorro”, afirma o veterinário.

Ainda de acordo com Massahyd, “há muitas festas na região nessa época. Diversos municípios num raio de 150 quilômetros do entorno de São Lourenço têm feiras agropecuárias e shows este mês. Acredito que a carne desses animais possam estar sendo comercializadas nesses locais.”

Cheiro insuportável

No dia 15 de agosto foram encontrados 150 rabos de gatos espalhados em sacos de plásticos azuis, usados para lixo, na rua de entrada do bairro Vale dos Pinheiros, local onde foi realizada a Festa de Agosto, principal evento anual do município, que reuniu milhares de pessoas.

Três dias depois, em um matagal no memso bairro, outros 50 rabos, também acondicionados em saco plástico e com raspagem em forma de espiral, foram encontrados. A contagem subiu muito no dia seguinte - mais 300 nas mesmas condições, em uma estrada, a cerca de dois quilômetros da cidade.

Na sexta-feira (21), Maílson Massahud foi chamado até um sítio no município, onde foram encontrados outros sacos plásticos azuis com centenas de rabos de animais. E, desta vez, havia caudas de cachorros.

“Essas últimas caudas estavam em avançado estado de decomposição. Não houve condições sequer de contar todas, paramos a contagem em 150. O cheiro era insuportável”, afirmou o veterinário.

Com isso, são ao menos 730 rabos de gatos e cachorros contabilizados e que foram encontrados no município e entorno, com as mesmas características, desde sábado (15).

A 3ª Delegacia Regional de São Lourenço, responsável pelo caso, informou nesta segunda-feira (24) que mantém a mesma linha de investigação: de utilização da carne para venda. As perícias das caudas dos animais estão sendo realizadas em Brasília e Belo Horizonte.

Em nota, a Prefeitura de São Lourenço afirmou que está acompanhando o caso, que vem sendo investigado pela polícia. A prefeitura nega ainda que haja relação entre o caso e a Festa de Agosto, que reuniu diariamente cerca de 10 mil pessoas, entre 31 de julho e 11 de agosto, no município.

“Assim como faz no comércio formal, em especial o que trabalha com alimentos e medicamentos, a Gerência de Vigilância Sanitária orienta, informa as normas e as leis, e fiscaliza permanente e rigorosamente todos os comerciantes de alimentos e bebidas estabelecidos na Festa de Agosto. Os fiscais de posturas, tributos e de vigilância sanitária, trabalham em escala de revezamento durante todo o período da festa, com ações diurnas e noturnas”, informa a nota.