Topo

1 em 4 moradores da cidade menos populosa do país é funcionário público

Serra da Saudade (MG) é a cidade menos populosa do país. O município tem 818 habitantes, segundo o IBGE - Divulgação/Facebook Prefeitura de Serra da Saudade
Serra da Saudade (MG) é a cidade menos populosa do país. O município tem 818 habitantes, segundo o IBGE Imagem: Divulgação/Facebook Prefeitura de Serra da Saudade

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2015 16h12

Com apenas 818 habitantes, Serra da Saudade (a 256 km de Belo Horizonte) é o município menos populoso do Brasil, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade mineira destaca-se também pela quantidade de funcionários públicos: 24,8% dos moradores (203 pessoas) trabalham na prefeitura. Este é o maior índice entre as cidades brasileiras. 

Apesar de ser pouco populosa, Serra da Saudade tem 335 quilômetros quadrados, território maior do que o da capital mineira --Belo Horizonte tem 331 quilômetros quadrados e 2,5 milhões de habitantes. A área do município mineiro é equivalente a 22% do município de São Paulo, com 1.523 quilômetros quadrados, e 11,97 milhões de habitantes.

“Se algum funcionário da prefeitura entra em licença, por um motivo de saúde ou outro, alguém vai ter de dobrar a carga horária. O quadro está de acordo com a necessidade dos serviços da prefeitura”, diz a prefeita de Serra da Saudade, Neusa Maria Ribeiro (Prós).

Candidata única e reeleita para seu segundo mandato no cargo, em 2012. Ela obteve 875 votos. "Temos mais eleitores do que moradores. Muitos que se mudam da cidade, não transferem o título. Fazem questão de votar aqui".

Ribeiro explica que os 203 funcionários da administração têm uma remuneração média de um salário mínimo e meio, algo em torno de R$ 1.182. A receita anual do município, em 2015, deve girar em torno de R$ 11 milhões, cerca de 80% provenientes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A folha de pagamentos representa 43% do orçamento.

“Todos os serviços na cidade são da prefeitura. Mantemos o posto de saúde, dentistas, academia de ginástica, com pilates e acupuntura, clube, quadra esportiva e piscina, escola municipal com alunos na creche até o ensino médio. É tudo custeado pela prefeitura”, afirma a prefeita.

“Mantemos o equilíbrio orçamentário, mesmo com a atual crise. Não há contas atrasadas do município, não há filas de espera para nenhum serviço e não há um único desempregado no município”, afirma. A prefeita explica que, além da prefeitura, a construção civil e a atividade agropecuária são as outras áreas onde as pessoas têm empregos em Serra da Saudade.

Cidade não tem posto de gasolina

Segundo a prefeita, as residências em Serra da Saudade não têm muros e garagens: os cinco carros que existem no município dormem na rua. “No calor, podemos dormir de janelas abertas. É tudo muito tranquilo”, afirma.

Não há posto de combustíveis em Serra da Saudade, o mais próximo fica em Estrela do Indaiá (MG), distante 12 km. Não há também farmácia, a prefeita diz que o posto de saúde municipal distribui os remédios necessários aos 818 habitantes.

“Conheço todo mundo na cidade. Os moradores têm o número do meu telefone celular. Atendo todos. Quando não consigo, eu retorno", diz a prefeita.