Topo

Tempestades de granizo danificam mais de mil casas no RS

O bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, teve 80% das residências atingidas - Rádio ABC
O bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, teve 80% das residências atingidas Imagem: Rádio ABC

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL em Porto Alegre

18/09/2015 10h20Atualizada em 18/09/2015 12h40

Mais de mil casas foram destelhadas no Vale do Rio dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, devido a uma tempestade de granizo que atingiu as cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Rolante na noite de quinta-feira (17).

De acordo com balanço divulgado às 11h30 pela Defesa Civil, 45 municípios foram atingidos pelas chuvas torrenciais e de granizo desde a última quarta-feira (16) no Rio Grande do Sul. Conforme o levantamento, 2.484 famílias tiveram suas casas afetadas por algum tipo de dano – o que representa 10.337 pessoas.

Segundo o órgão, o número de famílias pode aumentar quando forem contabilizados os estragos em regiões de difícil acesso. Na manhã desta sexta-feira, houve mais um temporal com vento e granizo na região.

O bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, teve 80% das residências atingidas pela tempestade, que iniciou por volta das 21h e se estendeu até perto da meia-noite. Outras regiões com registro de prejuízo foram os bairros Industrial, Liberdade e Lomba Grande.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Edson Monte Blanco, mais de 800 casas já haviam sido atendidas desde a madrugada desta sexta-feira e cem ainda aguardavam a chegada das equipes de socorro.

granizo no RS - Rádio ABC - Rádio ABC
Mais de mil casas foram destelhadas no Vale do Rio dos Sinos
Imagem: Rádio ABC

Quatro famílias do município de São José do Ouro, no norte do Estado, de acordo com o órgão, tiveram de deixar suas casas devido aos danos provocados pela chuva. As famílias estão na casa de parentes.

Foram necessários mais de 2.000 metros quadrados de lonas para cobrir os telhados danificados. O órgão confirmou que não há mais lonas para serem distribuídas em Novo Hamburgo e pede doações à comunidade.

Em São Leopoldo, segundo a Defesa Civil estadual, 200 casas foram danificadas pelo granizo. Mais de 100 famílias tiveram suas moradias totalmente destelhadas e a prefeitura também disponibilizou 2.000 metros de lonas para amenizar os danos.

Em Rolante, no Vale do Sinos, e em Viamão, na divisa com Porto Alegre, também foram registraram danos. Na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, a informação é de que 320 residências foram danificadas pela tempestade.

Ainda conforme a Defesa Civil, o município de Esmeralda, situado nos Campos de Cima da Serra, teve 12 residências danificadas pelo temporal.

Em Getúlio Vargas, no Alto Uruguai, cem residências foram atingidas por uma tempestade de granizo, assim como São José do Ouro, no nordeste do Estado, onde outros cem locais apresentaram estragos por conta da chuva.

Segundo a MetSul Meteorologia, o quadro de instabilidade é provocado por uma frente estacionária no Rio Grande do Sul que deve perdurar até o próximo fim de semana. Nesse período, haverá risco de novas ocorrências de granizo e vento forte.