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Indenizações da Eletropaulo por falta de luz já chegam a R$ 51 mi em 2015

Clientes prejudicados por interrupções devem receber descontos na conta de luz - iStock
Clientes prejudicados por interrupções devem receber descontos na conta de luz Imagem: iStock

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

21/12/2015 06h00

A AES Eletropaulo, empresa que fornece energia na Grande São Paulo e é a maior distribuidora do país, acumula R$ 51 milhões em indenizações pagas aos clientes por interrupções no fornecimento em 2015.  O valor é quase o dobro dos R$ 27,7 milhões pagos no ano passado.

Corrigida pela inflação dos últimos 11 meses, a cifra de 2014 representa R$ 30,6 milhões. Ou seja, a alta em 2015 é de 66%. Técnicos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) avaliam que o valor das compensações cresceu por causa do reajuste da tarifa e da piora da qualidade do serviço da Eletropaulo.

As compensações são definidas de acordo com regras definidas pela Aneel. A distribuidora de energia tem de indenizar o cliente com um desconto na conta de luz quando a quantidade e a duração das interrupções no fornecimento superam limites estabelecidos pela agência.

“Esse valor [de compensação] é proporcional ao preço da energia. O preço da energia subiu, consequentemente a indenização subiu”, alega Sidney Simonaggio, vice-presidente de Operações da distribuidora. De acordo com a própria empresa, a tarifa aumentou 75% de 2014 para 2015.

A alta das indenizações da Eletropaulo não encontra paralelo em outras grandes fornecedoras de energia da região Sudeste. Os valores das compensações feitas em 2015 pela Cemig, distribuidora do Estado de Minas Gerais e segunda maior do país; pela Light, que distribui energia para a cidade do Rio de Janeiro; e pela CPFL Paulista, que fornece energia no interior do Estado de São Paulo, não aumentaram na comparação com 2014.

No ano passado, o montante das compensações pagas pela AES Eletropaulo já havia subido 63% em relação ao valor das indenizações de 2013 corrigido pela inflação.

Multas

A AES Eletropaulo distribui energia elétrica para 6,9 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios que abrangem uma área de 4.526 km2. O número de pessoas atendidas chega a 20,1 milhões.

Pelo segundo ano seguido, o total de compensações a clientes passou da marca de 8 milhões. A empresa argumenta que a quantidade não é alta se comparada com as várias possibilidades de punição a que está sujeita pelas regras da Aneel.

A fiscalização dos indicadores do fornecimento de energia da Eletropaulo levou a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) a aplicar uma multa de R$ 35,9 milhões na empresa neste ano. Além disso, a agência paulista também multou a distribuidora em R$ 10,9 milhões por dois casos de demora no restabelecimento do fornecimento de energia.

A Eletropaulo atribui as interrupções no fornecimento às chuvas e aos ventos, que provocam quedas de árvores na rede elétrica. Segundo o diretor comercial da empresa, Rogério Jorge, em média, duas mil árvores caem por ano sobre a rede na área de concessão da distribuidora.

De acordo com Jorge, as chuvas de 28 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015 foram tão intensas que derrubaram a mesma quantidade de árvores no período - 2 mil.