Topo

Mais de mil pessoas estão desalojadas no ES após deslizamento de pedra

Imagem aérea mostra a pedra que atingiu casas no morro da Boa Vista - Fred Loureiro/Secom-ES
Imagem aérea mostra a pedra que atingiu casas no morro da Boa Vista Imagem: Fred Loureiro/Secom-ES

Do UOL, em São Paulo

03/01/2016 13h58

Exatas 1.037 pessoas tiveram que deixar suas casas após o rolamento de uma pedra na cidade de Vila Velha (ES), que feriu 15 pessoas e destruiu cinco casas. A prefeitura da cidade começou neste domingo (3) a retirada dos moradores que permaneciam em área de risco na região do bairro de São Torquato, onde uma rocha se desprendeu do morro Boa Vista e atingiu casas na noite de sexta-feira (1ª). 

Agentes da prefeitura estão cadastrando as famílias e disponibilizando caminhões para retirada dos pertences. Os moradores estão sendo levados para um abrigo municipal montado na escola Jairo de Mattos, no próprio bairro. São ao todo 307 famílias, sendo que 28 estão acolhidas em um abrigo na escola Juiz Jairo de Mattos. O restante foi para casas de amigos e familiares, informa a prefeitura.

A prefeitura isolou um raio de 80 metros no local, o Morro da Boa Vista, onde chove desde a manhã de domingo. Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), ainda há risco de novos desabamentos. "Nosso objetivo é garantir a segurança da população", afirmou.

No sábado, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade. Equipes da Defesa Civil avaliam se há possibilidade de novos deslizamentos.

Ao menos 15 pessoas ficaram feridas. Cinco delas foram socorridas por bombeiros e por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e as outras tiveram ferimentos leves e foram ajudadas por moradores. Ninguém morreu no acidente, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.