Topo

Mecânico morre atingido por roda de avião no aeroporto de Porto Alegre

Aeroporto Salgado Filho - Gabriela Di Bella/Metro
Aeroporto Salgado Filho Imagem: Gabriela Di Bella/Metro

Lucas Azevedo

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

11/07/2016 22h09

Um mecânico de aeronaves morreu, nesta segunda-feira (11), depois de ficar gravemente ferido ao ser atropelado pelo trem de pouso de um avião. O incidente ocorreu na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 3h. Chovia muito nesse horário.
 
Adriano Luiz Schuck, 34, trabalhava como mecânico de manutenção da Latam Airlines. No momento da tragédia, ele vistoriava um avião que havia acabado de aterrissar. Carga e passageiros já haviam deixado a aeronave.
 
Conforme informações de testemunhas, Schuck e outros dois colegas trabalhavam no momento do acidente: a vítima, próximo ao trem de pouso; um mecânico, na cabine da aeronave; e outro, em um veículo reboque.
 
O procedimento padrão para manobrar o avião na pista é, primeiro, pedir autorização para a torre de comando do aeroporto. A ordem foi dada e os mecânicos deveriam comunicar-se entre si.
 
Segundo o delegado da Polícia Civil Cléber Ferreira, que preside o inquérito aberto para apurar as causas da morte, deve ter havido falha de comunicação entre os profissionais na aeronave. "Um deles alegou que teria recebido o sinal positivo e começou a puxar a aeronave. Foi aí que a roda do avião atingiu a perna esquerda da vítima", explica Ferreira.
 
Schuck foi socorrido e levado ainda ao hospital Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre. Ele, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 14h.
 
A empresa aérea emitiu uma breve nota lamentando o ocorrido: "A Latam Airlines Brasil lamenta o falecimento do seu  funcionário em Porto Alegre. A companhia está investigando as causas deste acidente e solidariza a dor com os seus familiares e amigos, e segue prestando toda a assistência necessária a sua família".