Topo

Assalto a agência dentro de faculdade na PB acaba em tiroteio e 16 feridos

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/04/2019 16h17Atualizada em 01/04/2019 20h30

Um assalto a uma agência bancária dentro da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em Campina Grande (PB), deixou pelo menos 16 pessoas feridas no final da manhã de hoje no campus Bodocongó.

Um vigilante e uma estudante foram atingidos por disparos dos criminosos. E 14 pessoas se machucaram ao pular do primeiro andar de uma sala da universidade tentando fugir do tiroteio.

Um outro vigilante foi atingido por um tiro no peito, mas não se feriu porque estava usando colete à prova de balas.

De acordo com o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, nenhum dos feridos corre risco de morte.

Os dois baleados receberam alta por volta de 15h30. Segundo o hospital, até as 18h, horário do último boletim, seis pessoas continuavam internadas, sendo dois estudantes com suspeita de lesão na coluna cervical.

Fuzil no porta-violão

Os bandidos assaltaram um carro-forte que transportava malotes de dinheiro para a agência bancária que fica na Central de Integração Acadêmica do campus. Segundo a PM, os criminosos entraram no campus da universidade fingindo ser estudantes e um deles tinha um fuzil escondido dentro de um porta-violão.

1º.abr.2019 - Assalto a uma agência bancária dentro da UEPB seguido de tiroteio deixou 10 feridos - Reprodução/Whatsapp - Reprodução/Whatsapp
Assalto a uma agência seguido de tiroteio deixou 10 feridos na UPB
Imagem: Reprodução/Whatsapp
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Campina Grande, tenente-coronel Rogério Damasceno, os criminosos entraram na universidade pouco antes das 10h em dois carros sem levantar suspeitas.

"O grupo foi até a Central de Integração Acadêmica e ficou esperando o carro-forte chegar. Quando os vigilantes estavam desembarcando com os malotes, o grupo anunciou o assalto. Houve troca de tiros, e os bandidos fugiram em um carro levando outro vigilante refém", contou. O refém foi liberado próximo ao parque de Bodocongó sem ferimentos.

Os criminosos fugiram antes da chegada da polícia levando um malote de dinheiro e a arma de um dos vigilantes. Até agora, nenhum suspeito da ação criminosa foi preso. O valor roubado não foi divulgado pela agência bancária..

Desespero dentro da sala de aula

Durante o assalto, estudantes e funcionários se esconderam nas salas da universidade, mas um grupo de estudantes do curso de história se desesperou com o barulho dos tiros e pulou do primeiro andar do prédio tentando fugir.

Estudantes relataram que pensaram que a universidade estava sofrendo um ataque semelhante ao ocorrido em uma escola em Suzano (SP) no mês passado. Houve correria, salas de aula foram fechadas e luzes apagadas para que estudantes e funcionários se protegessem do suposto ataque.

"Ficamos muito nervosos, deitados no chão, com as luzes apagadas. Só saímos depois que ouvimos a sirene da polícia e soubemos que foi um assalto", contou a estudante Edvania Maria Brito.

O vigilante foi atingido por dois tiros --um na perna direita e outro no pé esquerdo. Segundo o hospital, ele não corre risco de morte e seu estado de saúde é estável. A estudante foi atingida de raspão na região lombar e também não corre risco de morte.

1º.abr.2019 - Estudantes ficam escondidos em sala de aula durante assalto a banco dentro da UEPB - Reprodução/Whatsapp - Reprodução/Whatsapp
Estudantes ficam escondidos em sala de aula durante assalto a banco dentro da UEPB
Imagem: Reprodução/Whatsapp

"Os demais pacientes, a maioria mulher, apresentaram traumas ortopédicos, em tornozelo, pé, joelho, por terem caído de altura ao pular do primeiro andar da instituição. Todos estão sendo se submetendo a exames e sendo atendidos por traumatologistas", informou o médico Francisco Cláudio Amorim.

O campus da UEPB foi evacuado, e uma perícia está sendo realizada no local do assalto. O reitor da UEPB, Rangel Júnior, suspendeu as aulas de hoje.

A UEPB informou que está prestando assistência aos feridos e aos demais alunos. A universidade destacou que nunca ocorreu ação criminosa semelhante à de hoje e que a reitoria imediatamente suspendeu as aulas para dar mais segurança aos estudantes.

A universidade informou que as aulas serão retomadas normalmente nesta terça-feira, e um grupo de psicólogos e assistentes sociais vai prestar atendimento aos estudantes.