Topo

Esse conteúdo é antigo

Três banhistas são resgatados em cachoeira no RJ após cabeça d'água

Banhistas são resgatados em cachoeira no RJ - Reprodução
Banhistas são resgatados em cachoeira no RJ Imagem: Reprodução

Marcela Lemos

Colaboração do UOL, no Rio de Janeiro

02/01/2020 10h59

Três banhistas foram resgatados ontem em uma cachoeira de Guapimirim, na Baixada Fluminense, após a região ser atingida por uma cabeça d'água. O trio foi retirado da água por moradores da região. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada, mas os banhistas já tinham deixado a região. Fotos divulgadas na internet mostram o momento que o trio foi retirado do Rio Soberbo com ajuda de uma corda.

De acordo com a prefeitura de Guapimirim, os banhistas ignoraram os alertas da Defesa Civil e das autoridades locais sobre as condições do local. Chovia forte no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o que causa grande risco para a parte baixa da região. Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da PM percorreram o parque para alertar as pessoas que estavam nas principais cachoeiras da região. No entanto, muitos não respeitaram as orientações, como no caso destes visitantes.

O UOL conversou com uma banhista que estava na região ontem e deixou o local por questão de segurança. Adriana Vidal, que mora em Duque de Caxias, foi pela primeira vez na cachoeira de Guapimirim com a família e amigos. O grupo, que tinha quatro crianças e quatro adultos, não ficou nem dez minutos na região.

"Nunca tinha ido ao local. Não conhecíamos. Chegando lá estava lotado, muitas crianças e muita gente fazendo churrasco no local. Ao entrarmos na água ouvimos gritos para que todos saíssem. Eu achei que era briga. Depois vi a polícia e ouvi a sirene. Então, saímos da água correndo com a minha filha de três anos. Aguardamos um pouco na margem e fomos embora por precaução".

Adriana disse que apesar do aviso da Defesa Civil, não houve nenhuma recomendação na entrada do parque para não acessar o local.

Na internet, outras pessoas comentaram a situação na região.

"No Poço da Laje [outra cachoeira da região] veio a polícia primeiro com a sirene ligada, depois a Defesa Civil. Como o sol voltou, muitos não acreditaram e a Defesa Civil voltou novamente, mas os que ficaram só saíram da cachoeira depois da enchente que por sorte foi fraca".

Mortes na região

O Rio Soberbo, onde ocorreu o resgate, está localizado no bairro da Barreira, que está logo abaixo da área pertencente ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O Rio Soberbo é conhecido por suas fortes e imponentes cabeças d'água, que já vitimaram ao menos oito pessoas.

Em 2009, uma criança morreu e em 2008, sete pessoas também perderam a vida, após uma tromba d'água elevar o nível das águas de uma cachoeira no Rio Soberbo.

O último caso ocorreu em março de 2008. Uma onda se formou no rio, arrastando o grupo que, de acordo com os bombeiros, estavam visitando a cachoeira e foram surpreendidos pela cabeça d'água. Um forte barulho foi ouvido e pedras rolaram. Algumas pessoas foram levadas pela correnteza. Um dos corpos foi encontrado a 4 km de distância do local inicial. Entre as vítimas estavam uma criança de dez anos e um idoso de 67.

Três pessoas morreram em Minas

Três pessoas da mesma família morreram após uma cabeça d'água atingir uma cachoeira no Parque Ecológico do Paredão, em Guapé, região turística do sul de Minas Gerais, na tarde de ontem.

O local, que é ponto turístico, estava cheio de visitantes. Devido à forte chuva, houve uma enxurrada que aumentou rapidamente o volume do rio. Vídeos feitos por frequentadores mostram a força da correnteza em uma das quedas e pessoas desesperadas.

Em um vídeo veiculado nas redes sociais, um turista identificado como Alnei contou que estava com a esposa quando a água subiu de repente e eles precisaram se esconder debaixo de uma pedra por cerca de 10 minutos. "De repente veio a tromba d´água e eu encontrei uma pedra, fiquei debaixo dela pra tentar ficar respirando enquanto a tromba caía. A sensação é muito ruim". Um amigo dele o salvou com a ajuda de um pedaço de madeira para ele e a esposa saírem do local.

A região conhecida como Paredão tem quedas d´água e piscinas naturais. Fica a 15 quilômetros de Guapé, cidade de 14 mil habitantes que recebe muitos turistas devido ao lago de Furnas.

Cabeça d'água

A cabeça d'água é um fenômeno proveniente da chuva que cai em um determinado lugar, principalmente em serras, e aumenta o nível de água, podendo provocar uma enchente. Este tipo de fenômeno se forma quando há forte calor e alta umidade do ar.