Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombeiro desaparecido em incêndio na SSP-RS foi ajudar voluntariamente

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 11h39Atualizada em 16/07/2021 08h43

Um dos dois bombeiros que estão desaparecidos após o incêndio que atingiu o prédio da SSP-RS (Secretaria de Segurança Pública), em Porto Alegre, na noite de ontem, foi ajudar os colegas voluntariamente. Parte do prédio desabou e as equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes e feridos.

"Agora o nosso foco é nas buscas dos dois servidores. Um deles é um oficial, o tenente Almeida, que comandava as guarnições em um primeiro momento e o outro é o sargento Munhoz que trabalha no Corpo de Bombeiros e veio de forma voluntária apoiar os colegas", disse o coronel César Eduardo Bonfanti, do Corpo dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, em entrevista a jornalistas na manhã de hoje.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, os desaparecidos são o tenente Deroci de Almeida da Costa e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.

Não foi informado o número de pessoas resgatadas nem se houve feridos. No local também funcionavam o Detran e o Instituto Geral de Perícias do Estado. Nesta manhã, ainda era possível ver fumaça saindo do prédio.

Segundo Bonfanti, já se sabe que o incêndio começou no 4º andar do prédio de acordo com relatos de servidores. "Tivemos uma noite de muito trabalho. Trabalhamos no salvamento de vidas e na evacuação de todas as pessoas que estavam no prédio. Tivemos uma dificuldade de combate de incêndio interno, no 4º andar, porque já era um incêndio de grandes proporções", completou ele.

Incêndio SSP-RS - MIGUEL NORONHA/ESTADÃO CONTEÚDO - MIGUEL NORONHA/ESTADÃO CONTEÚDO
Incêndio atingiu o prédio administrativo da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, resultando em perda total do edifício. No local também funcionavam o Detran e o Instituto Geral de Perícias do Estado
Imagem: MIGUEL NORONHA/ESTADÃO CONTEÚDO

As equipes continuam as buscas no local, assim como a perícia, que tenta identificar o que teria provocado o incêndio. O coronel afirmou que "assim que tiver condições", os bombeiros entrarão no prédio com cães para procurar sobreviventes que possam estar feridos e eventuais vítimas fatais.

Ranolfo Vieira Jr., vice-governador e secretário de segurança pública, afirmou que assim que for liberado pela perícia e pela Polícia Civil, o prédio será demolido.

"Estamos tomando as providências com a relação dos servidos e também ao destino que nós vamos dar ao prédio como um todo. Depois que for liberado pela perícia e pela Polícia Civil é por abaixo esse prédio. Uma coisa que queremos fazer muito rápido é a demolição deste prédio", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de ter sido um incêndio criminoso, o secretário disse que "no momento nada leva a crer que tenha sido um incêndio criminoso ou relacionado a alguma organização criminosa. Mas neste momento não podemos descartar nenhuma hipótese", completou.

O secretário afirmou ainda que espera encontrar os bombeiros desaparecidos com vida.

"Nosso objetivo número um neste momento é encontrar os dois bombeiros que estão desaparecidos. Queremos encontrá-los com vida e a cada momento aumenta a tensão com isso".