Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Pai mostra fusca para filho cego e vídeo conquista a web

Do UOL, em São Paulo

20/01/2022 17h39Atualizada em 20/01/2022 17h51

Uma cena de muito amor entre pai e filho chamou atenção nas redes sociais nas últimas semanas. No vídeo, gravado em Santos, no litoral de São Paulo, o autônomo José Roberto Fiori, de 63 anos, aparece guiando o filho cego José Roberto Fiori Júnior, de 32. para tocar e sentir um fusca vermelho estacionado na rua. As cenas foram gravadas pelo próprio proprietário do veículo, Renan Silva Dias, de 35 anos, no dia 2 de janeiro.

A cena foi publicada no Instagram que Renan criou onde mostra registros com o fusca, o "Fusca 013". "Estava sentado, com o celular na mão e esse pai com filho começou a rodar o carro todo, começou a mexer no carro inteiro", contou ele ao UOL. "No finalzinho, quando ele estava na frente do carro, eu falei: 'Vou gravar esta cena'. Só que eu estava longe. Consegui puxar o zoom do celular, mas não ficou muito bom e tinha o pessoal que passava na frente. Peguei esse trecho pequeno e coloquei essa música do John Lennon".

Ao publicar o vídeo, Renan escreveu em legenda que as imagens fizeram ele se emocionar. "Confesso que meus olhos lacrimejaram vendo esta cena", escreveu ele na ocasião.

Renan contou que está acostumado a ver pessoas se aproximarem do fusca, que foi construído em 1970 e adquirido em 2019. Ele fez uma série de reformas no automóvel e, atualmente, costuma alugá-lo para casamentos, ensaios, gravações. "Sempre tem gente parando para olhar, tirar foto", conta ele, que diz que costuma registrar as pessoas próximas ao veículo.

Quando o pai e o filho se aproximaram, Renan disse que tinha percebido que os dois estavam tocando no veículo e que, mais tarde, entendeu o motivo. "Eu percebi que ele era cego no final, quando comecei a filmar". Ele diz que não se incomodou com a cena, pelo contrário. Ao publicar as imagens nas redes sociais e viralizar, ele localizou a família e, agora, Renan e os dois José estão se preparando para dar uma "voltinha" com o fusca em Santos muito em breve.

Pai e filho são unidos por amor a carros antigos

Uma das estrelas do vídeo, José Roberto Fiori, de 63 anos, conta que o amor por carros antigos é uma herança que passou para o filho José Fiori Júnior, de 32, que perdeu a visão completamente há apenas seis anos.

Apesar dos obstáculos de saúde, o pai destaca que Júnior mantém uma vida ativa e é o grande companheiro do pai no dia a dia, acostumado a acompanhar o senhor em passeios por Santos, onde os dois moram.

"O Júnior é deficiente visual há só seis anos. Ele nasceu cego, mas a gente operou quando ele tinha três meses. Ele passou a enxergar em um olho só, mas depois de 26 anos perdeu a visão completamente, porque teve um descolamento de retina", detalha José ao UOL.

A mãe do rapaz, ex-mulher do idoso, teve complicações na gravidez e o bebê nasceu com catarata. Os médicos nunca identificaram a causa exata do problema, apesar de desconfiarem que uma infecção da mulher com rubéola durante a gestação pode ter desencadeado problemas no feto.

"Ele é completamente especial, porque também tem 50% a menos de audição e a cabecinha dele é de 13 anos. Mas ele anda de bicicleta, ele canta no palco, ele toca bateria. Quando eu me separei, eu vi que precisava de um amigo e, quando vi, meu amigo era meu próprio filho", afirma o homem, que trabalha como "marido de aluguel", fazendo pequenos reparos em casas.

José diz que seu costume de levar o filho para seu trabalho e suas atividades de lazer fez com que Júnior fosse "jogado na sociedade de uma forma normal", se divertindo ao lado do pai, que é o único cuidador do rapaz.

Entre as atividades favoritas da dupla estão as visitas a encontros de carros antigos no litoral paulista, paixão passada de pai para filho. Com a pandemia, os eventos pararam, mas os dois ainda tem a chance de ver alguns dos automóveis nos espaços que tradicionalmente recebem os modelos clássicos.

José conta que já é conhecido entre muitos dos donos do carro, mas que nunca havia se encontrado pessoalmente com Renan, dono do fusca que fez seu filho viralizar e responsável pelo vídeo do rapaz "vendo" o veículo por meio do tato.

"Eu sei que muitas vezes quem tem carro antigo não quer que coloquem a mão no carro, mas como você vai fazer um deficiente visual 'ver'? É complicado", explica o pai de Júnior.

Sem muito contato com a internet, José demorou alguns dias para saber da repercussão do vídeo, recebendo do genro, casado com uma de suas filhas, e de um amigo, a notícia sobre a postagem viral do dono do fusca.

Agora, o homem espera conseguir realizar seu sonho de reformar o Fusca 1968 adquirido para o filho antes dele perder a visão. Os dois ainda são donos de um outro modelo, ano 1966, com José chegando a comprar os materiais para consertá-lo. Diante de contratempos de saúde enfrentados pela família, os planos acabaram nunca saindo do papel.

"Está com mais de um milhão de visualizações, é uma coisa doida. Eu não esperava jamais, não foi intencional, foi completamente sem querer. Quando você tem uma criança especial você tem que abrir mão de muita coisa, financeiramente falando, pelo bem estar dela. E eu não imaginava, é muito emocionante, muito prazeroso. Tudo que eu fiz sem intenção está repercutindo agora com essa mídia toda"