Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo flagra momento de queda de helicóptero em praia de Florianópolis

Colaboração para o UOL, em Santos

20/01/2022 14h23Atualizada em 20/01/2022 17h16

O momento da queda de um helicóptero na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, no final da tarde de ontem, foi registrado pela câmera de monitoramento de um condomínio que fica na orla da cidade. A Aeronáutica iniciou uma investigação para descobrir o que causou o acidente.

Nas imagens, é possível ver o helicóptero, à direita, se aproximando do mar, batendo com força contra a água e submergindo em seguida, espalhando jatos de água ao redor. Turistas que estavam aproveitando o sol em cadeiras em frente à piscina do condomínio correram para ver o que havia acontecido.

O acidente ocorreu por volta das 17h e três pessoas — piloto e dois passageiros — que estavam dentro do helicóptero, segundo a Guarda Municipal, foram resgatadas apenas com ferimentos leves. Apesar de ter ocorrido bem próximo à faixa de areia, nenhum banhista foi atingido. A aeronave foi retirada do mar entre a noite de ontem e a madrugada de hoje.

O helicóptero era utilizado para passeios turísticos sobre a orla de Florianópolis e também para taxi-aéreo. Cada voo durava de 5 a 10 minutos e era realizado diariamente na região.

O Corpo de Bombeiros informou que não foram constatados grandes volumes de óleo ou combustível e os destroços foram removidos da água. Por isso, a praia foi liberada para banhistas, sem a necessidade de impor restrições de acesso ao mar.

Aeronáutica inicia investigação

Por meio de nota, a Aeronáutica informou que investigadores do Seripa V (Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em Canoas (RS), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram acionados para atender a ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-NEW.

"Na ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência", explica o órgão.

O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, segundo a Aeronáutica, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.