Topo

Esse conteúdo é antigo

Foguete do Exército cai em plantação em GO; 'saí correndo', diz trabalhador

Foguete caiu em plantação com trabalhadores na cidade de Formosa (GO) - TV Anhanguera/Reprodução
Foguete caiu em plantação com trabalhadores na cidade de Formosa (GO) Imagem: TV Anhanguera/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 15h35Atualizada em 12/05/2022 17h14

Um foguete do Exército Brasileiro caiu em uma área de plantação com trabalhadores na cidade de Formosa (GO) após desviar da rota programada durante um teste na manhã de hoje.

Em nota enviada à imprensa, o Exército explicou que o armamento foi lançado durante um exercício militar do curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos. O foguete foi arremessado a pouco mais de 10 km do ponto da queda e, de acordo com a nota, deveria ficar dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF).

"Eu pensei que fosse um avião que estava passando e daqui a pouco ouvi um impacto. Eu pensei que tinha caído o avião. Meu funcionário pediu socorro no rádio e eu saí correndo. Levantou poeira demais", disse o produtor rural João Gouveia em conversa com a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo.

"Olhei para cima e vi o foguete vindo. Achei que ia cair na área do Exército, mas caiu próximo da gente, uma distância mais ou menos de uns 100 metros. Foi um tremor bem forte", disse o lavrador Enilson dos Santos, também à emissora.

Apesar do susto, nenhum dos três funcionários que trabalhavam na fazenda no momento da queda ficaram feridos.

Soldados do Exército foram encaminhados até o local e cobriram o buraco causado pelo foguete com uma lona. Uma equipe de médicos e instrutores também foi até o local.

Destroços do foguete foram recolhidos e, na manhã de hoje, equipes continuavam a fazer vistorias na região, de acordo com a TV Anhanguera.