Topo

Onda de frio deixa mais de 40 mortos na Europa

Do UOL, em São Paulo

31/01/2012 12h49

A onda de frio polar que castiga a Europa Oriental já matou mais de 40 pessoas. Os países com mais registro de mortos são Ucrânia, Romênia e Polônia. Outras três mortes foram confirmadas na Sérvia, e uma na Bulgária.
 
 
Só nos últimos quatro dias o Ministério de Emergência ucraniano registrou 30 mortes. De acordo com o Ministério, desde sexta-feira 544 pessoas foram hospitalizadas por congelamento e hipotermia.
 
Na manhã desta terça as autoridades ucranianas habilitaram em todo o país 1.590 espaços com calefação e comida quente para que os cidadãos possam se proteger do frio.
 
As regiões mais afetadas pela onda polar ficam na parte oriental do país, onde as temperaturas caíram para abaixo de -20ºC. Para quinta-feira, em Kiev, capital ucraniana, a previsão é de -29ºC.
 
Na Romênia desde quinta-feira o frio já provocou a morte de oito pessoas, duas delas nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Até 275 pessoas sem-teto e com sintomas de hipotermia foram levadas por ambulâncias a centros de saúde ou sociais desde segunda-feira.
 
As autoridades meteorológicas romenas previram temperaturas mínimas entre -17ºC e -27ºC até sexta-feira.
 
Na Polônia, o frio já matou pelo menos 10 pessoas. O serviço meteorológico do país já alertou que nesta semana as temperaturas devem cair ainda mais. 
 
As fortes nevascas obrigaram a interromper o trânsito em muitas estradas na região oriental do continente, fechar itinerários de trem e cancelar voos desde o final de semana passada.
 
Além disso, as tempestades de neves deixaram milhares de motoristas presos em seus veículos em estradas. (Com EFE e Associated Press)