Topo

Dilma e Obama ressaltam interesse em facilitar o trânsito de turistas e executivos entre Brasil e EUA

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 19h14

A facilitação do trânsito de turistas e executivos entre Estados Unidos e Brasil, tema cada vez mais frequente em conversas entre os dois países nos últimos meses, esteve também entre os tópicos discutidos pela presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama em reunião realizada nesta segunda-feira (9), em Washington.

De acordo com o comunicado conjunto divulgado pelo Itamaraty, os dois presidentes comprometeram-se a estreitar a colaboração entre os dois países no sentido de flexibilizar os sistemas de concessão de vistos “de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto”.

O interesse do governo americano em facilitar as viagens foi explicitado no anúncio realizado no último dia 23 de março, do programa “Global Entry”. Ao ser implantado, ele possibilitará a brasileiros que ofereçam baixo risco -- ou seja, que não tenham antecedentes criminais, entre outros requisitos-- que entrem em 20 aeroportos americanos sem precisar passar pelo guichê de controle de passaporte.

Poucos dias depois do anúncio, os EUA anunciaram o aumento do preço da taxa cobrada para emissão do visto de turismo; o valor passará de US$ 140 para US$ 160 no final desta semana.

O “Global Entry” foi discutido entre os dois presidentes, que “elogiaram os esforços de ambos os governos para facilitar viagens, para o benefício de seus respectivos cidadãos".

Também nesta segunda-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou a abertura de dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre. Há outros quatro consulados norte-americanos em funcionamento no Brasil: Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. A iniciativa visa atender à instrução do presidente Obama para que seja acelerada em 40%, nesse ano, a capacidade dos Estados Unidos de processar vistos no Brasil.

O número de vistos concedidos pelos EUA a brasileiros subiu 62% em março deste ano, comparado ao mesmo período de 2011. Em março, foram concedidos 115.269 vistos a brasileiros. No primeiro trimestre foram expedidos 269.637 vistos, um aumento de 56% em comparação com o ano passado.