Topo

Frio polar congela camiseta molhada em um minuto nos EUA; veja

Do UOL, em São Paulo

07/01/2014 12h22

O frio extremo que faz nas regiões meio-oeste e leste dos Estados Unidos é capaz de congelar uma camiseta molhada em apenas um minuto. É o que mostra um vídeo gravado por uma loja de material esportivo de Dubuque, no Estado de Iowa.

O local, atingido pelo fenômeno do vórtice polar, registrou temperatura de -29°C, com ventos que faziam a sensação térmica chegar a -45°C.

O vídeo, gravado na segunda-feira (6), mostra um homem segurando uma camiseta azul do lado de fora da loja. Em apenas um minuto, a roupa fica congelada.

Frio faz água fervendo congelar em pleno ar em Chicago

Em outro vídeo que vem fazendo sucesso na internet, um repórter da rede de TV americana ABC em Chicago joga no ar água fervendo. Quase que instantaneamente, a água congela.

A costa leste e o meio-oeste dos Estados Unidos enfrentam nesta terça-feira (7) o dia mais gelado em quatro décadas, com uma queda histórica das temperaturas, o que, aliado ao intenso vento, provocará uma sensação térmica de até -50°C em alguns pontos.

O frio intenso, provocado por um "vórtice polar", atingirá seu auge entre a noite de terça-feira e a quarta-feira (8), dia em que as temperaturas recuperarão os níveis normais desta época, até subir mais do que o habitual para janeiro durante o fim de semana.

O "vórtice polar", a palavra mais escutada nos Estados Unidos nas últimas 24 horas, é um ciclone de ar extremamente frio situado normalmente no norte do Canadá, mas que nestes dias se deslocou para o sul acompanhado de fortes rajadas de vento.

O fenômeno ligou o alarme no nordeste e meio-oeste do país, onde escolas foram fechadas, milhares de voos cancelados e recomendando que os cidadãos, na medida do possível, não saiam de suas casas. (Com agências internacionais)