Topo

Queda de avião na Argélia mata 77; homem sobreviveu ao acidente

Um homem sobreviveu após a queda de um avião militar de carga na Argélia, nesta terça-feira (11), que matou 77 pessoas. A aeronave transportava integrantes das Forças Armadas e seus parentes - Mohamed Ali/AP
Um homem sobreviveu após a queda de um avião militar de carga na Argélia, nesta terça-feira (11), que matou 77 pessoas. A aeronave transportava integrantes das Forças Armadas e seus parentes Imagem: Mohamed Ali/AP

Do UOL, em São Paulo

11/02/2014 19h05

Um homem sobreviveu após a queda de um avião militar de carga na Argélia, nesta terça-feira (11), que matou 77 pessoas. A aeronave transportava integrantes das Forças Armadas e seus parentes, e o acidente teria ocorrido possivelmente por conta de más condições do clima, com ventos fortes e baixa visibilidade, em Oum El Bouaghi (500 km da capital Argel).

"Nós encontramos um sobrevivente e as buscas continuam", declarou a uma rádio pública o coronel Farid Nechad, oficial da Defesa Civil, sem dar mais detalhes.

A aeronave Hercules C-130 voava em direção à cidade de Constantine, e chegou a ser divulgado que 103 pessoas haviam morrido, informação corrigida depois pelo Ministério da Defesa, que considerou o acidente aéreo um dos piores no país na última década.

"O avião colidiu contra uma montanha e explodiu. Vários corpos foram carbonizados e não poderão ser identificados", disse uma autoridade local à Reuters por telefone, da província de Oum El Bouaghi.

O Ministério da Defesa afirmou que foi criada uma comissão para investigar o acidente. "Detalhes serão fornecidos assim que novas informações estiverem disponíveis", dizia o comunicado oficial.

O avião de carga decolou a partir da província de Tamanrasset, no sul da Argélia, e voava para a cidade de Constantine, no leste do país.

Em 2003, um avião da companhia Air Algerie caiu pouco depois de decolar de Tamanrasset, matando 102 pessoas na Argélia.

(Com reportagem de Hamid Ould Ahmed, da Reuters, e AP)