Topo

Em vídeo, grupo diz aceitar trocar meninas sequestradas na Nigéria por presos

Do UOL, em São Paulo

12/05/2014 07h50

O grupo terrorista islâmico Boko Haram divulgou um novo vídeo nesta segunda-feira (12) em que seu líder, Abubakar Shekau, sugere liberar mais de 200 estudantes sequestradas há quase quatro semanas na Nigéria em troca da libertação de integrantes do grupo que estariam presos. 

O novo vídeo, com 17 minutos de duração, mostra pelo menos cem meninas orando em um local não identificado. Apesar de a veracidade do vídeo ainda não ter sido confirmada, acredita-se que as meninas exibidas no vídeo possam pertencer ao grupo sequestrado no início de abril. Esta seria a primeira vez desde o sequestro que imagens das meninas são divulgadas. 

Em nenhum momento do vídeo, Shekau aparece ao lado das estudantes do ensino secundário, que parecem tristes e resignadas, mas não aterrorizadas. No vídeo, duas meninas que dizem ter sido cristãs, afirmam que se converteram ao Islã após o sequestro. Uma das jovens afirma que elas não estão sendo maltratadas. 

Um grupo de 276 estudantes nigerianas foi sequestrado em 14 de abril no em Chibok, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria. A região conta com uma grande comunidade cristã. Os relatos mais recentes informam que pelo menos 223 meninas ainda estejam desaparecidas. 

Mapa Nigéria - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O Boko Haram assumiu a autoria do sequestro e chegou anunciar que as vítimas seriam ‘vendidas’ para homens interessados em se casar com elas.

O sequestro causou comoção ao diversos países e na ONU

Apesar da divulgação do novo vídeo em que dezenas de meninas são exibidas aparentemente não machucadas e em boas condições de saúde, há temores de que parte das 276 meninas sequestradas tenha sido transferida para países vizinhos como o Chade e Camarões, o que dificultaria ainda mais o trabalho de resgate a elas.