Topo

Utah se torna o único Estado dos EUA a aprovar pena de morte por fuzilamento

Clayton Lockett teve a execução suspensa no dia 29 de abril de 2014, minutos após a aplicação da injeção letal, que apresentou problemas. No entanto o condenado agonizou por cerca de 30 minutos antes de morrer por ataque cardíaco - Divulgação/Departamento de Correção de Oklahoma/Reuters
Clayton Lockett teve a execução suspensa no dia 29 de abril de 2014, minutos após a aplicação da injeção letal, que apresentou problemas. No entanto o condenado agonizou por cerca de 30 minutos antes de morrer por ataque cardíaco Imagem: Divulgação/Departamento de Correção de Oklahoma/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 20h22

O governador de Utah (EUA), Gary Herbert, promulgou uma lei nesta segunda-feira (23) que transforma o Estado no único do país a permitir que se recorra a pelotões de fuzilamento para cumprir as execuções de réus quando não haja acesso a medicamentos para as injeções letais.

A aprovação da medida mostra a frustração de alguns governos estatais por execuções malsucedidas e pela escassez de remédios para as injeções letais.

Utah é um dos vários Estados que buscam novas formas de aplicar a pena de morte depois de uma injeção letal que não deu certo em Oklahoma no ano passado.

O patrocinador da iniciativa, o representante republicano Paul Ray, disse que os "fuzilamentos são uma forma de execução mais humana".

Muitas companhias farmacêuticas têm se recusado a vender várias drogas usadas em injeção letal para os departamentos correcionais estaduais. (Com AP e RT)