Topo

Jeb Bush lança pré-candidatura à Presidência dos EUA com críticas a Obama

Carlo Allegri/Reuters
Imagem: Carlo Allegri/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/06/2015 17h16Atualizada em 15/06/2015 19h21

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, 62, lançou oficialmente, em Miami, sua pré-campanha à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano nesta segunda-feira (15). Bush é filho e irmão de ex-presidentes norte-americanos. Ele se junta a outros 10 republicanos que já anunciaram sua intenção de concorrer.

No começo de seu discurso, Jeb criticou o governo democrata de Barack Obama: "Eles oferecem uma agenda progressiva que não tem nada de progresso. A presidência não deveria passar de um liberal para outro. O país está mal das pernas e devemos fazer algo para mudar isso. Vamos ter o controle de nosso futuro novamente", disse.

Jeb Bush disse que os americanos que trabalham duro "precisam lembrar que a economia é mais do que o mercado de ações". "Se fizermos isso direito, vamos fazer os Estados Unidos da América uma superpotência econômica como nenhuma outra", afirmou.

"Vamos levantar nossas cabeças novamente, gerar mais oportunidades e fazer com que os eventos ao redor do mundo se movam sob nossa batuta novamente", numa crítica velada ao governo Obama.

Na parte econômica, Jeb declarou que seu objetivo, caso eleito, será de atingir 4% de crescimento e gerar 19 milhões de novos postos de trabalho.

Sobre as constantes críticas dos democratas de que os governos republicanos dão ênfase aos mais ricos, Jeb disse: "Nós não deixamos os mais vulneráveis no fim da fila. Nós os colocamos nos primeiros lugares, porque eles não são o problema. Eles são a prioridade".

Em seu primeiro vídeo de campanha, Jeb, filho do ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993) e irmão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009), transmite otimismo, além de insinuar que não é "da turma de Washington".

"Estou honrado de estar nesta posição e vou dar tudo de mim", disse Bush no vídeo. "Eu vou concorrer com o coração. Vou concorrer para ganhar."