Topo

Manifestantes apedrejam embaixada da Turquia em Moscou

Embaixada turca em Moscou é depredada durante protesto em frente ao edifício - Vasily Maximov/AFP
Embaixada turca em Moscou é depredada durante protesto em frente ao edifício Imagem: Vasily Maximov/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 12h11

Manifestantes jogaram pedras e quebraram janelas da embaixada da Turquia em Moscou, nesta quarta-feira (25), um dia após a morte de dois pilotos russos: um deles morreu quando o avião militar em que estava foi abatido por caças turcos, ontem; o outro, um piloto de helicóptero, morreu durante a operação de resgate do segundo piloto do avião abatido, que sobreviveu.

"Os vidros do segundo e do terceiro andar da embaixada estão quebrados. Algumas pedras caíram dentro dos escritórios", disse um porta-voz da missão diplomática à agência russa de notícias Interfax.

O protesto foi organizado pelo ultranacionalista Partido Liberal Democrático, embora integrantes de diferentes organizações tenham decidido participar.

Centenas de manifestantes, quase todos homens com idade entre 20 e 30 anos, reuniram-se no início da tarde (horário local) em frente à embaixada da Turquia, onde gritaram palavras de ordem contra o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sob o olhar da polícia, que não interveio.

Segundo as imagens mostradas pela imprensa russa, o protesto se concentrou em frente ao prédio e algumas pessoas começaram a lançar pedras, garrafas, latas de tinta, ovos, tomates e aviões de papel.

"Os funcionários têm medo de andar pelos corredores da embaixada. Estamos conferindo se alguém ficou ferido", disse o porta-voz.

O avião da Rússia, um SU-24, foi derrubado nesta terça-feira sobre a Síria por dois caças F-16 após invadir o espaço aéreo da Turquia, de acordo com a versão do governo turco. A aeronave teria sido advertida pelo menos dez vezes em um período de cinco minutos.

A Rússia se defende dizendo que o espaço aéreo turco não foi invadido.

O país realiza operações militares aéreas na Síria contra alvos de "terroristas". Dos dois pilotos que estavam no SU-24, um teria sido morto ainda no ar, após se ejetar de paraquedas do avião, por militantes sírios em solo. O outro foi resgatado por militares russos. O helicóptero usado na operação de busca foi alvejado por tiros e um piloto a bordo morreu.

Expressões usadas ontem pelo presidente russo, Vladimir Putin, sobre o incidente, foram intensamente repetidas e lidas nos cartazes dos manifestantes: "Punhalada pelas costas", "Turquia, cúmplice do terrorismo".

O presidente turco defendeu o direito da Turquia de proteger suas fronteiras, e o governo expressou condolências pela derrubada do avião russo, mas insiste que isto só aconteceu porque o SU-24 violou o espaço aéreo turco. (com agências internacionais de notícias)