Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovens temiam chegada do Taleban, diz brasileiro que morou no Afeganistão

Colaboração para o UOL

18/08/2021 19h12

O anúncio da retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão fez a população mais jovem do país temer a chegada do Taleban ao poder, relata o estudante brasileiro Luca Bassani.

Em entrevista ao UOL News, ele contou sobre sua experiência no país meses antes da derrubada do governo pelo grupo islâmico.

"A população mais jovem e urbana via a situação com bastante preocupação e já temia uma chegada do Taleban", disse Bassani. "Ninguém esperava que fosse tão rápido, mas sabiam que existia essa possibilidade."

"Ao mesmo tempo, uma parcela mais conservadora, do interior [do país] que já estava sobre controle do Taleban nesses anos, esperava e não achava tão ruim a possibilidade deles voltarem novamente ao poder", afirmou.

O Taleban assumiu o governo do Afeganistão no domingo (15), quando líderes e combatentes do grupo ocuparam o palácio presidencial horas após o presidente Ashraf Ghani deixar o país.

Desde então, fugas em massa e tumultos foram registrados em diversas regiões. Hoje, o aeroporto de Cabul registrou um novo conflito. Tropas dos Estados Unidos dispararam alguns tiros para o alto para tentar controlar a multidão, segundo relato de agências de notícias.

Bassini contou que, em sua estadia na época de sua estadia no país, já estava programada a saída dos militares americanos. "Quando eu cheguei lá, tive de mudar planos da viagem in loco para não correr risco de ter encontro indesejado com o Taleban, pois já percebíamos essa tendência de ganho de territórios, principalmente no interior."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovens temiam chegada do Taleban, diz brasileiro que morou no Afeganistão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional