PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
5 meses

Pessoas caem de avião ao tentarem fugir do Afeganistão; veja o vídeo

Do UOL, em São Paulo

16/08/2021 11h29Atualizada em 16/08/2021 14h00

Vídeos e relatos colhidos pela agência de notícias afegã Asvaka mostram pessoas caindo de um Boeing C-17, da Força Aérea dos Estados Unidos, ao tentarem fugir de Cabul, capital do país, tomada ontem pelo grupo Taleban.

Por volta das 4h30 da manhã de hoje (horário de Brasília; 12h no horário de Cabul), a agência veiculou, no Twitter, que "moradores próximos ao Aeroporto de Cabul" avistaram "três jovens que se seguravam com força nos pneus de um avião caírem em cima de moradias de pessoas".

Ainda de acordo com a agência, a queda "fez um barulho alto e assustador". Pouco tempo depois, a agência veiculou um vídeo do C-17 decolando e, em determinado momento, duas pessoas caindo da aeronave.

Aviso! Imagens fortes:

Em seguida, outros dois vídeos foram veiculados pela Asvaka. No primeiro, creditado a um jornalista de uma rádio persa nos Países Baixos, é possível ver afegãos se pendurando no avião da Força Aérea dos EUA enquanto ele começava a decolar.

Em outro, de outro ângulo — na pista do Aeroporto de Cabul —, é possível ver ao menos duas pessoas caindo do C-17, com uma multidão observando o fato.

Desde que o grupo fundamentalista islâmico tomou, sem resistência, o controle de Cabul, o caos se instaurou no aeroporto da capital do Afeganistão.

Ainda não há um balanço oficial, mas há relatos de que, hoje, de três a cinco pessoas morreram em meio a um tumulto no Aeroporto de Cabul, tomado por pessoas em busca de sair do país.

Por ora, o Taleban não obteve o controle do aeroporto, que tem sido a única porta de entrada e de saída do país. Hoje, militares dos Estados Unidos chegaram a suspender as operações aéreas no local, medida que foi revertida horas depois.

Internacional