Topo

Esse conteúdo é antigo

Mães tentam passar bebês por cima de cerca para tropa britânica em Cabul

Bebê sendo passado em frente ao muro do aeroporto de Cabul, no Afeganistão - Reprodução/Instagram
Bebê sendo passado em frente ao muro do aeroporto de Cabul, no Afeganistão Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 15h56

Mães estão jogando bebês sobre a cerca de arame farpado do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, pedindo que os soldados britânicos os peguem, após a tomada de poder pelo Taleban.

A informação é da rede britânica Sky News.

Um vídeo compartilhado pelo jornalista local Rustam Wahab mostra uma criança sendo passada de mão em mão entre uma multidão do lado de fora dos muros, que espera autorização para saírem do país.

"As pessoas estão tão desesperadas para escapar do Taleban que estão passando para a frente crianças e bebês no portão do aeroporto de Cabul", escreveu Wahab.

De acordo com a reportagem da Sky News, os soldados britânicos estão no aeroporto apoiando a evacuação do país. Um funcionário ouvido pelo correspondente Stuart Ramsay diz que as cenas vividas por eles ficarão marcadas até o fim de suas vidas.

"É terrível, mulheres estavam jogando seus bebês por cima do arame farpado, pedindo aos soldados que os pegassem, alguns ficaram presos no arame", disse o oficial, que não foi identificado.

Veja imagens aéreas da população invadindo o aeroporto para fugir de Cabul

Desde domingo, quando o grupo fundamentalista Taleban tomou a capital afegã, cenas registram tentativas desesperadas da população de deixar o país.

No começo da semana, imagens mostram civis tentando escalar a parte externa de um avião militar, e caindo após a decolagem. A aeronave partia de Cabul com funcionários da embaixada dos Estados Unidos.

Depois da cena caótica, os voos chegaram a ser suspensos, mas foram retomados horas depois.

Ontem, a Força Aérea americana comunicou que está investigando restos humanos encontrados na roda de um avião saído de Cabul.