Topo

Esse conteúdo é antigo

Aeroporto de Cabul registra novo tumulto; tropas dos EUA atiram para o alto

Afegãos se aglomeram na pista do aeroporto de Cabul para fugir do país em imagem do dia 16 de agosto - AFP
Afegãos se aglomeram na pista do aeroporto de Cabul para fugir do país em imagem do dia 16 de agosto Imagem: AFP

Do UOL, em São Pauoi

18/08/2021 18h36

O aeroporto de Cabul, no Afeganistão, registrou hoje um novo tumulto após tentativa de fuga em massa frustrada. Tropas dos Estados Unidos dispararam alguns tiros para o alto para tentar controlar a multidão, segundo relato da agência ANSA.

"Alguns tiros foram disparados, principalmente na área de embarque, e pelo menos alguns desses tiros foram disparados por militares americanos, como medida de controle da multidão, como advertência não letal", explicou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, relatando não haver indícios de mortos ou feridos.

Segundo a agência de notícias, centenas de pessoas se dirigiram ao local para tentar fugir do Afeganistão, depois que o grupo fundamentalista islâmico Taleban assumiu o controle do país.

Até o momento, cerca de 2 mil pessoas, incluindo 325 cidadãos norte-americanos, foram evacuados do Afeganistão em 18 voos nas últimas 24 horas. De acordo com Kirby, os militares dos EUA ainda estão trabalhando para alcançar um máximo entre 5 mil e 9 mil pessoas a serem retiradas do país asiático por dia.

Controle do Taleban

Extremistas do grupo Taleban assumiram o controle de diversas zonas rurais e postos de fronteiras cruciais, desde maio. O ataque relâmpago se iniciou após o anúncio da retirada das forças internacionais do Afeganistão.

Do início da ofensiva pelo país, conquistando capitais provinciais, o Taleban libertou milhares de prisioneiros. O grupo também assumiu o controle de algumas prisões, inclusive nas proximidades da capital, Cabul.

No domingo, dia em que assumiram o controle da cidade, relatos dão conta de um motim na prisão de Pul-e-Charkhi. Segundo a rede de televisão americana CNN, essa era a maior prisão do Afeganistão quando a Base Aérea de Bagram fechou. Nela, havia um bloco de segurança máxima que abrigava supostos combatentes do ISIS, membros da Al-Qaeda e figuras importantes do Taleban.