Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia divulga vídeo de helicóptero russo sendo abatido em confronto

Governo da Ucrânia divulga vídeo com suposto helicóptero da Rússia sendo abatido - Reprodução/Twitter/Ministério da Defesa da Ucrânia
Governo da Ucrânia divulga vídeo com suposto helicóptero da Rússia sendo abatido
Imagem: Reprodução/Twitter/Ministério da Defesa da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

05/03/2022 17h22

O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou hoje vídeo no qual revela um suposto helicóptero russo sendo abatido por militares ucranianos durante combate. O local, a data e o número de vítimas, no entanto, não foram informados pelas autoridades. Nas imagens de cerca de 30 segundos, a aeronave é atingida por um míssil, cai e explode.

É assim que os ocupantes russos estão morrendo. Desta vez de helicóptero! Glória à Ucrânia e a seus defensores. Juntos à vitória! Governo da Ucrânia, no Twitter

Em Chernihiv, cidade localizada a cerca de 150 km da capital, Kiev, as Forças Armadas também divulgaram um novo vídeo com a imagem de outra aeronave da Rússia sendo atingida.

Já em Volnovakha, uma pequena cidade no leste do país, um bombardeiro Sukhoi Su-34, da Rússia, também teria sido abatido. O governo da Ucrânia diz ter destruído pelo menos quatro aeronaves somente nas últimas 24 horas. A Rússia não se manifestou.

Em seu canal, no Telegram, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou no início da semana que pelo menos 6 mil militares russos já haviam morrido em seis dias de confronto.

Enquanto isso, o ministério russo contesta os números, diz que 498 soldados do país morreram durante o que chamam de "operação especial", e quase 1.600 foram feridos. O órgão informou ainda que as perdas foram maiores nos batalhões ucranianos: mais de 2.870 teriam sido mortos e 3.700 feridos.

Na última sexta-feira (4), ao menos sete pessoas morreram —duas delas, crianças— em um ataque aéreo russo a uma área residencial rural na região de Kiev. Cerca de 12 explosões foram ouvidas no centro da cidade. As sirenes de ataque aéreo foram acionadas, alertando para a intensificação dos ataques de mísseis vindos da Rússia à capital.

Um prédio residencial foi atacado em Irpin, no subúrbio de Kiev. Em um vídeo do ataque, é possível ver pelo menos cinco disparos atingindo um imóvel. Ainda não há informações de órgãos oficiais da Ucrânia sobre possíveis mortos ou feridos. Até agora, autoridades ucranianas falam em centenas de civis mortos.