Topo

Enquanto Brasil sofre com seca, chuvas e neve assolam Europa e EUA

04/02/2014 11h29

Enquanto o Sul e Sudeste do Brasil sofrem com a maior estiagem de que se tem registro, com risco de racionamento de água e temperaturas recorde, Europa e Estados Unidos enfrentam fortes chuvas e nevascas.

Na Eslovênia, no Leste europeu, uma em quatro casas está sem energia.



A neve ininterrupta também provocou o fechamento de escolas. Cerca de 40% dos estudantes do país, de apenas 2 milhões de habitantes, estão sem aula.

Sem poder sair de casa, milhares de eslovenos aguardam a ajuda que, se depender do tempo, deve demorar para chegar, uma vez que estradas estão bloqueadas e muitos dos transportes públicos simplesmente não funcionam.

Para piorar, as autoridades pediram que os cidadãos não bebam água da torneira.

A nevasca tem provocado caos na Sérvia, Croácia e Alemanha.

O mau tempo também está causando problemas na Itália, onde inúmeros rios transbordaram, invadindo casas e deixando centenas desabrigados.

As fortes chuvas também afetaram diversas partes do Reino Unido. Em algumas cidades, moradores tiveram de montar barricadas em frente às suas casas para impedir a entrada da água.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os termômetros voltaram a cair, semanas após a passagem da frente fria conhecida como vórtice polar.

Milhares de americanos tiveram dificuldade de deixar suas casas em meio a temperaturas abaixo de zero grau.

Segundo os meteorologistas, não há previsão de os termômetros voltarem a baixar no curto prazo.